Educação

28239

Alunos de Jornalismo e Publicidade da FACCAT relatam as oportunidades no mercado de trabalho

A necessidade de profissionais especializados na área ampliou as oportunidades para os alunos dos cursos de Comunicação Social da FACCAT

TUPÃ - As novas mídias ampliaram as oportunidades na área da comunicação. Nunca se produziu e se consumiu tanta informação como nos dias de hoje. Uma edição do jornal americano New York Times, por exemplo, possui mais informações do que uma pessoa do século XVII teria contato durante toda a sua vida. É neste contexto de produção e consumo que o mercado de trabalho necessita de profissionais capazes de gerar e gerenciar conteúdos nos meios de comunicação.

Para atender esta demanda, as Faculdades FACCAT mantêm os cursos de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda. “O que se busca, sempre, é contribuir para a formação de profissionais que tenham condições de avaliar e criticar fenômenos e necessidades comunicacionais e propor soluções coerentes e eficientes”, explicou o coordenador dos cursos, professor doutor Roberto Reis.

Segundo o professor Roberto Reis, o desafio dos cursos de comunicação em geral é sempre ponderar entre o que se entende por formação superior - seja no jornalismo, seja na publicidade - e as demandas oriundas de um mercado ainda carente de bons profissionais.

A necessidade de profissionais especializados na área ampliou as oportunidades para os alunos dos cursos de Comunicação Social da FACCAT. Boa parte dos estudantes já conseguiu ingressar no mercado de trabalho. “A formação superior é essencial para quem deseja atuar de forma diferenciada na área da comunicação. Já no segundo ano do curso de Jornalismo, eu consegui estágio num canal de TV. Não imaginava em tão pouco tempo ter uma oportunidade como essa”, disse Ellen Maran, aluna do 5º termo de Jornalismo.

Aluno do 7º termo de Jornalismo, Rafael Venchiarutti conseguiu, no primeiro ano do curso, estágio numa emissora de TV local. Hoje, o estudante integra a equipe de redação do Jornal Diário de Tupã. "O conhecimento adquirido em sala de aula foi de fundamental importância para o aprimoramento das minhas funções e inserção no mercado de trabalho. Meus objetivos profissionais foram alcançados por meio da FACCAT”, destacou.

Até quem já atuava no mercado buscou na formação superior a especialização necessária para ampliar e aprimorar o conhecimento. “Mesmo atuando há 20 anos no rádio, busquei a formação superior assim que ingressei na equipe de jornalismo da Rádio Tupã. A formação é necessária e importante para o profissional que pretende se diferenciar no mercado de trabalho. Estou tendo a oportunidade de ampliar meus conhecimentos não apenas no rádio, mas também em outras mídias”, disse Ademir André, aluno do 7º termo de Jornalismo.

Alunos do curso de Publicidade e Propaganda também relatam as oportunidades no mercado. “Comecei a faculdade em janeiro de 2012. Iniciei o curso sem saber o que de fato eu iria aprender. Nova vida, novas conquistas, novas responsabilidades. Logo no primeiro ano já comecei estagiar em uma emissora de televisão. Hoje, no quarto ano de faculdade, sou funcionário efetivo, tendo passado por duas emissoras. Por isso, agradeço aos professores e a todos que fizeram parte desta minha trajetória”, contou Junior Ravazzi, aluno do 7º termo de Publicidade e Propaganda.

"O curso de Publicidade e Propaganda é fantástico, pois fornece uma visão mais viva do mundo. Hoje, tenho a chance de coordenar o maior blog sobre publicidade do país e trabalhar em uma agência criando soluções para empresas que buscam evoluir. A formação é indispensável, sem ela, não saberíamos como avançar rumo ao progresso”, ressaltou Hermes Augusto, aluno do 7º termo de Publicidade e Propaganda.

Mesmo empresas que não sejam da área da comunicação também buscam profissionais especializados para atuar no departamento de marketing ou prestar assessoria de comunicação. O sentido da comunicação hoje é amplo e não se limita apenas em produzir uma notícia ou uma propaganda. Cabe ao profissional gerenciar o conteúdo e fazer com que a comunicação seja eficaz. Na era do marketing, da publicidade, dos tuítes, das mensagens de texto e de feeds notícias sempre haverá oportunidades.

Vestibular

Neste domingo, dia 25, às 13 horas, as Faculdades FACCAT realizarão o vestibular 2015 para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção, Licenciatura em Computação, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação e Jornalismo.

Os interessados podem ser inscrever na secretária da FACCAT, que fica na Rua Cherentes, 36, até sábado, dia 24. O atendimento é das 13 às 17 horas e das 19 às 23 horas. Já no sábado, os interessados podem ser inscrever até as 10 horas. O candidato deve apresentar foto 3x4 e o RG. O investimento é R$ 25,00.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3404-3620 ou pelo site www.faccat.com.br.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole