Educação

48103

Alunos da ETEC de Osvaldo Cruz desenvolvem canudo biodegradável e comestível

Alunos de Química desenvolveram produto

OSVALDO CRUZ - Os canudos viraram os vilões do meio ambiente, alunos do curso de Química da ETEC de Osvaldo Cruz desenvolveram um canudo biodegradável, que se decompõe em poucas horas, e o melhor, ele é comestível.

As atividades tiveram início na disciplina de Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a partir da preocupação dos alunos com a poluição ambiental. Desse modo, Alex Aparecido Vidotto, Aline Cristiane Molena e Ariane Guerra começaram o projeto que pode oferecer uma alternativa ao consumo de canudos de plástico.

“Todos os dias, milhões de canudos são descartados de forma inadequada. Por serem pequenos, a impressão que se tem é de que não farão mal ao meio ambiente. No entanto, isso não representa a verdade. Hoje, eles são um grande problema, sobretudo ao ecossistema marinho”, ressalta a professora orientadora da pesquisa, Edelma Alencar Lima Jacob.

A massa extraída do substrato da fruta representa a base para a confecção do produto. A tarefa inicial consiste em fazer a extração da polpa ou casca do fruto. Esse material é submetido ao aquecimento em temperatura capaz de extrair as moléculas constituintes do produto.

Em seguida, a solução obtida é filtrada e recebe um solvente adequado. O resultado é um precipitado contendo um grupo específico de polissacarídeo (carboidrato composto por grande quantidade de moléculas de monossacarídeos, onde os mais comuns são os açúcares). Esse polissacarídeo, no entanto, pertence à classe das fibras. Na sequência, ele é seco em estufa até se transformar em um pó.  Isso tudo é obtido de modo natural.

No próximo passo, os estudantes acrescentam esse polissacarídeo à polpa da fruta, levam ao cozimento, despejam o material em uma superfície para, por fim, após quatro dias de “descanso”, enrolarem os canudos.

Ótica Veja 138 (educação) - 03/07/19

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole