Economia

25947

Veja como a dona de casa garante a aposentadoria

Quem já teve carteira assinada ou contribuiu como autônoma pode voltar a pagar o INSS normalmente

NACIONAL -  Cuidar da casa, dos filhos e da família é uma tarefa cansativa, mas que pode garantir às donas de casa uma aposentadoria pelo INSS. Para isso, basta se cadastrar na Previdência Social e pagar as contribuições mensais. Quem já teve carteira assinada ou contribuiu como autônoma pode voltar a pagar o INSS normalmente e garantir não só a aposentadoria, mas outros direitos previdenciários.

Há duas alíquotas diferentes de recolhimento: de 11% ou de 20%. O percentual menor, de 11%, no entanto, não dá direito à aposentadoria por tempo de contribuição, mas garante as aposentadorias por idade ou por invalidez no valor de um salário mínimo, hoje em R$ 724. Isso ocorre porque, pelas regras, quem se encaixa nas alíquotas menores só pode fazer contribuições sobre o salário mínimo.

Para as donas de casa de baixa renda é permitido ainda o pagamento de 5% sobre o piso nacional, mas isso só para famílias que ganham até dois salários (R$ 1.448, hoje) e estão inscritas no CadÚnico (cadastro social).

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole