- Atualizado em 08:09

Economia

38793

Tribunal de Contas vai fiscalizar Osvaldo Cruz e cidades da região a cada quatro meses

Medida foi anunciada nesta semana

REGIONAL - Osvaldo Cruz, Adamantina, Bastos, Dracena, Herculândia, Lucélia, Mariápolis, Pacaembu, Parapuã, Pracinha, Queiroz, Sagres, Salmourão e Tupã terão suas contas municipais fiscalizadas com visitas quadrimestrais por parte das equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

A medida, segundo o TCE-SP, prevê que as equipes de fiscalização analisem “in loco”, ao menos três vezes ao ano, os atos de execução orçamentária, financeira e patrimonial do ano corrente. Antes, os agentes da fiscalização do Tribunal iam até os municípios apenas no ano seguinte, quando o exercício já estava encerrado.

Na região são duas Unidades Regionais do TCE-SP, localizadas em Presidente Prudente (UR-05) e Adamantina (UR-18). Pelo fato de Adamantina ser sede da UR-18, as contas municipais são fiscalizadas pela UR-05 de Presidente Prudente. Já pela UR-18, sediada em Adamantina.

A concomitância na fiscalização, de acordo com os Departamentos de Supervisão de Fiscalização, tem como principal benefício a oportunidade de correção de rumos na administração ao longo do exercício. Segundo o órgão, a medida tem como efeito direto a melhoria das políticas públicas executadas nos municípios paulistas.

O TCE-SP explica que, pela nova metodologia – cujo objetivo é contribuir para a fiscalização com foco na efetividade da aplicação do dinheiro público – as informações serão captadas a partir da Divisão de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos de São Paulo (AUDESP), que apontará, após análises de dados cruzados em matriz de risco, os municípios, setores ou contratações que apresentam maior risco.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole