Economia

25797

Trabalhadores podem a sacar o PIS a partir desta terça-feira

Benefício referente ao exercício 2014/2015 pode ser retirado até junho do ano que vem

NACIONAL - O Abono Salarial e os Rendimentos do Programa de Integração Social (PIS), referente ao período 2014/2015, começa a ser pago nesta terça-feira (15), pelas agências da Caixa Econômica Federal. Estarão disponíveis também os valores para os trabalhadores que são nascidos em julho. O abono corresponde a um salário mínimo vigente (R$ 724, hoje). Mais de 23 milhões de brasileiros têm direito a receber o benefício. Os créditos representam mais de R$ 17 bilhões.

Pelo calendário para pagamento do Abono Salarial e dos Rendimentos do PIS, que foi antecipado este ano, quem faz aniversário em julho, agosto e setembro, começa a receber o primeiro lote nos dias 15, 22 e 31 de julho, respectivamente. Para nascidos em outubro, novembro e dezembro, o pagamento será feito em 14, 21 e 28 de agosto. Os nascidos em janeiro, fevereiro e março receberão nos dias 16, 23 e 30 de setembro. Para aniversariantes de abril, maio e junho o dinheiro sai 14, 21 e 31 de outubro. O benefício pode ser sacado até o dia 30 de junho de 2015.

Como receber

O Abono Salarial pode ser pago por meio do crédito em conta, quando o trabalhador possui conta individual na Caixa, por meio de crédito na folha de pagamento, se o empregador tiver celebrado convênio Caixa PIS-Empresa, nos terminais de autoatendimento, nos correspondentes Caixa Aqui, nas casas lotéricas e nas agências do banco.

No caso de o beneficiário ter que sacar o dinheiro, é preciso que ele apresente o número do PIS e um documento de identificação.  São aceitos a Carteira de identidade, a Carteira de Habilitação, Carteira Funcional reconhecida por Decreto, a Carteira de Identidade de Estrangeiros, Passaporte emitido no Brasil ou exterior e a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Quem tem direito ao abono

É assegurado um salário mínimo ao trabalhador cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos, cuja remuneração média mensal tenha sido de até dois salários mínimos no ano-base que gerou o benefício. Também é preciso ter tido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano da apuração e os dados do trabalhador devem ter sido informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole