Economia

51822

Teste de segurança reprova 57% dos fogões por apresentarem problemas

Análise mostrou que 12 das 21 unidades testadas apresentaram riscos. Lista aponta possibilidade de tombamento e facilidade do calor se espalhar.

NACIONAL - Um teste de segurança reprovou 57% dos fogões que passaram por uma análise realizada pela Associação Proteste de defesa do consumidor, porque apresentaram risco à população. Ao todo, 21 unidades foram analisadas pela associação e 12 apresentaram problemas. A pesquisa completa pode ser conferida na página do Proteste na internet.

O risco de tombamento foi um dos problemas detectado pela pesquisa. Alguns modelos não suportaram o peso de 22 quilos colocados sobre a porta do forno. Esse é o peso, por exemplo, de uma criança se apoiando, o que, claro deve ser evitado, mas pode acontecer.
 
Outro problema comum detectado é o calor se espalhar pelo fogão quando o forno e os queimadores estão ligados, com altas temperaturas na lateral e no painel da frente. Quando o gás escapa das bocas e do forno também é considerado um risco e, em alguns casos, foi constatada no ambiente concentração de monóxido de carbono acima da permitida.
 
Segundo o instituto que fez a pesquisa, é difícil saber na loja qual produto pode dar problema, já que o levantamento foi feito com fogões que tinham o selo do Inmetro. Mas falhas como vazamento de gás e superaquecimento nem sempre são causadas pelo produto e sim porque foi mal instalado.
 
Inmetro
 
O Inmetro informa que já publicaram uma nova portaria com a introdução de novos aperfeiçoamentos antes mesmo da divulgação da pesquisa do Proteste. Segundo o instituto, é muito importante receber essas contribuições que possam ajudar no aperfeiçoamento dos regulamentos e programas de avaliação da conformidade de produtos.
 
Entre as novas regras estão o maior rigor na segurança, principalmente na limitação de temperatura externa, a exigência de auditoria no processo produtivo dos fabricantes, assim como a creditação dos seus laboratórios no Inmetro, visando a maior confiança nos resultados.
 
Em avaliações de manutenção anuais, incluindo todos os fabricantes e importadores, o Inmetro elimina sistematicamente do mercado todos os produtos que apresentam problemas ou não conformidades com o regulamento.
 
Anne 17 (economia) - 28/10/2020
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole