Economia

27896

Sabesp aplicará ‘multa’ a quem aumentar consumo de água

A partir de 1º de janeiro, quem tiver o aumento de consumo igual ou menor que 20% terá 20% de acréscimo sobre a conta

ESTADUAL - O governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (18) quatro novas medidas para combater a maior seca da história. O programa do bônus em suas três faixas será prorrogado até o final de 2015. Além disto, os municípios atendidos pela Sabesp receberão um kit economizador de água para torneiras. Também serão disponibilizados caixas d'água gratuitas a clientes de baixa renda e será implantado um mecanismo tarifário de contingência.

Prorrogação do bônus

O programa do bônus, criado em fevereiro de 2014, será prorrogado em suas três faixas até o final de 2015. Os imóveis com redução igual ou maior a 10% e menor do que 15% no consumo tem bônus de 10%; quem baixa o gasto de água de 15% a menos de 20% tem redução na conta de 20%. Para o consumidor que fizer economia de 20% ou mais, o desconto é de 30% na conta. O bônus vem registrando a adesão de mais de 75% dos consumidores.

Kit economizador

Os clientes de toda a Região Metropolitana de São Paulo receberão um economizador de água para torneiras. O kit contribui também para o uso racional da água e potencializa os resultados do programa Sabendo Usar, Não Vai Faltar. Os economizadores serão entregues com as contas de água, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2015.

Caixas d'água gratuitas

As caixas d'água serão distribuídas gratuitamente a clientes de baixa renda. O objetivo é adequar a capacidade de reservação dos imóveis às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e manter o abastecimento por um período de até 24 horas.

Para participar do programa, os clientes devem ter renda familiar de até três salários mínimos e morar em áreas vulnerabilidade social identificadas pela Sabesp. A entrega será programada, após vistoria no imóvel e aceitação dos termos para recebimento da caixa d'água. Uma orientação será feita ao cliente para a instalação de forma adequada e garantia da efetividade da ação.

Ônus tarifário

A partir de 1º de janeiro, a Sabesp adotará, após autorização da Arsesp (Agência Reguladora de Água e Energia), o ônus, que é um mecanismo tarifário de contingência. Quem tiver o aumento de consumo igual ou menor que 20% terá 20% de acréscimo sobre a conta de água e esgoto. Já quem tiver mais de 20% de aumento de consumo terá 50% de acréscimo na conta. O sistema será aplicado a todas categorias de uso, exceto para usuários com consumo menor ou igual a 10 m³ por mês, os clientes na faixa mínima de consumo.

A média de consumo sobre a qual se verificará se houve acréscimo do consumo de água continuará sendo a dos meses de fevereiro/2013 a janeiro/2014. Casos específicos que justifiquem o aumento, como por exemplo mudança para imóvel, maior da ocupação do imóvel etc., serão analisados pela Sabesp, mediante requerimento.

"Não queremos arrecadar, o que queremos é que todos colaborem, que todos participem. Não podemos abrir mão de ninguém. A medida não tem caráter punitivo nem arrecadatório, mas educativo e de participação. Se todo mundo participar, não vai faltar", explicou o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Apesar do apoio expressivo da população ao programa de bônus, com a adesão de quase 80% desde o seu lançamento em fevereiro, a Sabesp detectou que uma parte dos clientes ainda mantém consumos superiores à média estipulada. Com a implantação do ônus, a Sabesp espera alcançar uma economia de 2,5 m³/s.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole