Economia

52187

Receita notificará 26 mil empresas do Simples Nacional por indícios de sonegação de tributos

Investigação abrangeu período de janeiro de 2018 a dezembro de 2019.

NACIONAL - A Secretaria da Receita Federal informou que notificará 26.015 empresas do Simples Nacional suspeitas de sonegação no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2019.

De acordo com as investigações, há indícios de irregularidades envolvendo um total de R$ 14,058 bilhões.
 
As mensagens serão encaminhadas em formato digital para o Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) dos contribuintes, cujo uso é obrigatório para as empresas do Simples Nacional. A consulta é feita no Portal do Simples Nacional.
 
Segundo o Fisco, as empresas notificadas informaram na declaração mensal a que estão obrigadas as optantes pelo Simples Nacional valores de receitas brutas que não condiziam com as notas fiscais que emitiram, já considerando descontos, devoluções próprias e de terceiros.
 
"O objetivo das notificações é alertar o contribuinte sobre as inconsistências detectadas pela Receita Federal, dando a oportunidade que sejam feitas as correções necessárias", informou.
 
As empresas terão um prazo de 90 dias, contados a partir da ciência da notificação, para fazer a retificação.
 
Quem não regularizar a situação pode ser multado em até 225% do valor do tributo, além de ser alvo de representação ao Ministério Público Federal pelo crime de sonegação fiscal".
 
Discordância
 
Caso o contribuinte não concorde com a Receita Federal, não precisa procurar uma unidade física para atendimento, ou enviar documentos.
 
"Deve-se, apenas, aguardar a análise final, a ser realizada pela Receita Federal, que verificará se as inconsistências ensejam, ou não, a abertura de procedimento fiscal, com o objetivo de constituir, por meio de auto de infração, os créditos tributários devidos", explicou.
 
Nas mensagens, informou a Receita Federal, também constará o demonstrativo das divergências (receitas não declaradas), além de um link para um documento online com instruções complementares para as correções.
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole