Economia

40761

Proteste reprova farinhas e cafés com pelos de roedores e insetos

Associação testou oito marcas, quatro de cada produto, no total. Duas delas estavam impróprias para o consumo

NACIONAL - A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) testou quatro marcas de café e outras quatro de farinha. Em seis foram encontrados restos de insetos ou pelos de roedores. Duas delas estavam impróprias para o consumo, já que a quantidade está acima do tolerado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A farinha de trigo Sol foi considerada imprópria para o consumo, já que no produto havia fragmento de pelo de roedor. “Mostra que falta controle de qualidade para evitar que isso aconteça”, diz a porta-voz da Proteste, Sônia Amaro.

Vale lembrar que, de acordo com a legislação da Anvisa, em alguns alimentos, como o ketchup, são admitidos fragmentos de pelos de roedores. A regra, entretanto, não vale para a farinha de trigo. Nesse caso, só é permitido que existam 75 fragmentos de insetos em 50 gramas do alimento. 

Já nas marcas Renata, Dona Benta e Rosa Branca, a quantidade encontrada está dentro da margem admitida pela legislação brasileira.

Cafés

Entre as marcas de café, a Melitta foi a única reprovada. As regras da Anvisa admitem 60 fragmentos de insetos em 25 gramas do alimento, mas na amostra testada pela Proteste foi encontrado um inseto inteiro morto na embalagem. 

No café Três Corações, havia 15 fragmentos de insetos, mas o produto foi aprovado, porque a quantidade está dentro das normas do órgão regulador. Já no cafés Caboclo e Pilão, não foram encontrados corpos estranhos, informa a Proteste.

Para se chegar a esses resultados, a Proteste levou amostras dos produtos citados a um laboratório. “O objetivo é ajudar o consumidor”, diz Sonia. Ainda segundo ela, a Proteste já pediu à Anvisa a retirada desses lotes do mercado. “A fiscalização tem que ser muito mais eficaz, já que o consumidor não tem como se defender”, conclui a representante da entidade.

A Anvisa, por sua vez, informa que ainda não recebeu o resultado dos testes. “A adoção de qualquer medida por parte da agência requereria informações completas sobre a coleta e análise dos produtos, tais como, lote, data de validade, nome e endereço do fabricante, metodologia utilizada no ensaio do produto, dentre outros”, diz a nota.

Respostas

Em nota, a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), diz que fragmentos microscópicos “não podem ser totalmente eliminados mesmo com a adoção das boas práticas”. A representante do setor diz, ainda, que insetos são usados também em controle biológico no campo e podem seguir junto com a matéria-prima. 

“A broca é um tipo de caruncho natural do grão e é um inseto não nocivo à saúde humana”. Para a Abic, a presença desses insetos não significa que haverá fragmentos na xícara do consumidor, já que o café é torrado a 230 graus, moído e no preparo da bebida a água e o pó passam por um filtro. 

A Melitta responde dizendo que desconhece o procedimento utilizado pela Proteste e que realiza análises periódicas de seus produtos e que em nenhum momento foram encontradas irregularidades.

A Três Corações, por sua vez, não respondeu o contato da Reportagem até o fechamento desta Reportagem. 

A J.Macêdo, fabricante da farinha de trigo Sol, afirma ter laudos de laboratório credenciado pela Anvisa que atestam não ter sido identificada nenhuma inconformidade no mês de produção indicado pelo número de lote divulgado pela Proteste.. A empresa enviou à Reportagem cópia dos documentos.

Neste sábado (26), a J.Macêdo voltou a entrar em contato com a Reportagem para informar que, após obter a informação do número do lote  utilizado pela Proteste, enviou imediatamente a contraprova deste lote para um laboratório externo credenciado pela Anvisa que, após analisar o material, emitiu comprovando que o produto está em perfeita conformidade com as exigências da agência reguladora.

''A J.Macêdo decidiu vir novamente a público para divulgar o resultado da contraprova a fim de dar satisfação a seus consumidores de seu rigor em relação aos seus procedimentos de fabricação e à qualidade de seus produtos''.

As marcas de farinha de trigo Renata e Dona Benta não retornaram o contato

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole