Economia

44348

Preços nos supermercados devem subir, anuncia Apas

Valor do frete e alta do dólar são alegações para aumentos previstos nos próximos dias

ESTADUAL - Os preços de produtos nos supermercados sofreram forte impacto devido à greve dos caminhoneiros, que prejudicou o transporte e fez com que as prateleiras ficassem praticamente vazias. Mercadorias que chegam às lojas estão sendo vendidas a preços acima da média.

Mesmo com o fim da paralisação, os reflexos continuam. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) divulgou ontem um alerta de que os preços nos supermercados serão fortemente impactados, reduzindo o poder de compra da população em consequência do estabelecimento, pelo governo, de tabela com preços mínimos para o transporte de cargas.

Segundo a associação, os setores produtivo e industrial já sinalizaram que a variação para maior na logística encarecerá as mercadorias em percentuais que podem chegar a até dois dígitos de aumento. Aliado a isto, com a alta do dólar, não só a produção nacional como também produtos importados ou que levem matéria-prima importada no processo de fabricação sofrerão impactos nos preços.

“Como o setor supermercadista é o último elo da cadeia de abastecimento da população, a APAS alerta que apesar dos esforços dos supermercados em sempre buscar alternativas para oferecer melhores produtos e serviços aos consumidores, com a conjuntura apresentada será impossível segurar o repasse de preços, cujos percentuais serão ajustados à medida que o setor receber as novas tabelas vindas dos produtores e da indústria”, destaca a nota.

Carlos Fernandes Felipe é dono de um supermercado em Araçatuba e já teve que reajustar em pelo menos 30% o valor das mercadorias, principalmente das aves, suínos, leite e derivados. “Os reflexos estão só começando, e não tem como segurar os preços. O valor de todos os produtos já está chegando reajustado e, infelizmente, temos que repassá-lo para os consumidores”, afirma ele.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole