Economia

5744

Preço da carne deixa churrasco mais caro

A carne, assim como o feijão, é um dos vilões do bolso do consumidor

OSVALDO CRUZ - A alta da carne deixou o churrasco mais salgado neste ano. Em escalada de preços desde o início de 2010, o item, indispensável para a ocasião, teve alta acumulada de até 17,25% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Dados de levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas), feito com base no IPC (Índice de Preços ao Consumidor), apontam que não foi só a picanha, artigo mais disputado e querido do churrasco, que sofreu com o aumento: contra-filé, costela, alcatra, maminha e até o frango apareceram mais caros.

"A carne está com alta de quase 5%, considerando os preços coletados entre o dia 8 de outubro e 7 de novembro. Isso foi influência de vários fatores, a começar pela seca nos pastos, demanda mais aquecida no mercado interno e externo e também abate da matriz; a procura foi tanta, que forçou o mercado a sacrificar reprodutores do rebanho", conta o economista e pesquisador da FGV, André Braz.

Com as festas de fim de ano e o crescimento na procura pela carne, o economista afirma que os preços devem seguir em subindo. "Se o preço está em alta pela escassez do produto e estamos em um período em que as pessoas consomem mais, isso dificulta ainda mais a situação."

Para Fábio Vezza de Benedetto, engenheiro agrônomo da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e autor da pesquisa da cesta básica regional, a carne, assim como o feijão, é um dos vilões do bolso do consumidor e acumula a segunda maior alta de um produto neste ano.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole