Economia

38062

Oeste Paulista perde mais de 5,6 mil empregos na indústria em 2016

Somente no mês de dezembro foram reduzidos 1.750 postos de trabalho

Ano de 2016 terminou com queda em todos os setores industriais (Foto: Heloise Hamada/G1) Ano de 2016 terminou com queda em todos os setores industriais (Foto: Heloise Hamada/G1)

REGIONAL - O ano de 2016 terminou com a queda de 5.650 postos de trabalho na indústria no Oeste Paulista. De acordo com a Pesquisa de Nível de Emprego, feita pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), esse total representa variação negativa de 12,38%. Os dados com o balanço do ano foram divulgados nesta quinta-feira (19).

Ainda conforme o levantamento, somente no mês de dezembro houve diminuição de 4,22%, ou seja, menos 1.750 empregos na região que, para efeitos do estudo realizado pelo sistema Fiesp/Ciesp, é composta por 65 municípios. Também segundo a pesquisa, a redução foi influenciada pelas variações negativas dos setores de Coque, Petróleo e Biocombustíveis (11,79%), Produtos Alimentícios (-2,01%), Artefatos de Couro, Calçados e Artigos para Viagem (-3,31%) e Produtos de Minerais Não-Metálicos (-9,09%), sendo que nenhuma área apresentou resultado positivo.

Já no acumulado do ano, os setores que apresentaram maior queda foram os de Metalurgia (41,38%), Coque, Petróleo e Biocombustíveis (-36,46%), Celulose, Papel e Produtos de Papel (-26,02%), Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos (-24,79%) e Máquinas e Equipamentos (-17,86%). Com resultado positivo aparecem somente as áreas de Produtos de Metal, Exceto Máquinas e Equipamentos (10%), Bebidas (2,13%) e Veículos Automotores e Autopeças (3,06%).

A pesquisa revelou ainda que no Estado de São Paulo, seguindo a tendência dos demais meses de 2016, dezembro registrou queda de 1,62% (sem ajuste sazonal) nos postos de trabalho da indústria paulista, o que resultou no fechamento de 35,5 mil vagas. Essa queda também é vista no acumulado do ano, que teve uma variação negativa de 6,58%, com o encerramento de 152,5 mil vagas.

Setores negativos
O diretor regional do Ciesp em Presidente Prudente, Wadir Olivetti Júnior, explicou que essa queda foi resultado da crise econômica nacional. “Essa crise vem assolando o país desde 2014, 2015, principalmente em 2016. Não teve um segmento que ficou bem, todos sofreram queda e foram afetados”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, o esperado para 2017 é de que a situação se reverta mediante as providências tomadas pelo governo federal. “Esperamos que, abaixando os juros, criem-se condições melhores para se gerar empregos. Por enquanto, neste primeiro semestre, estamos preocupados e vendo com apreensão o andamento da situação, mas esperando que, com a queda da taxa Selic, as demais caiam também e isso nos dê um fôlego para retomar o crescimento”, pontuou Olivetti Júnior.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole