Economia

27853

Na região, apenas 22 cidades registram aumento no repasse do ICMS

Mirante do Paranapanema foi a que teve maior alta, com 9,92% no comparativo entre 2012 e 2013

REGIONAL - Dos 56 municípios do Oeste Paulista, apenas 22 conseguiram aumentar a sua parcela de contribuição por conta do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), conforme os números divulgados pela Secretaria Estadual da Fazenda nesta segunda-feira (15) e divulgados no Diário Oficial no último final de semana.

De acordo com os números, Mirante do Paranapanema foi a que teve maior alta, com 9,92% no comparativo entre 2012 e 2013, já João Ramalho foi a cidade com maior redução, com queda de 8,18%.

Ao todo, a região de Presidente Prudente colaborou com R$ 11.845.952.207 da renda estadual, conforme os dados divulgados pela pasta. Só a maior cidade do Oeste Paulista é responsável por encaminhar R$ 2.603.382.345, um aumento de 10% se for levado em conta o valor de tributação.

Entre as cidades com aumento na participação estão Dracena, com 0,46% de acréscimo; Euclides da Cunha Paulista, com 0,56%; Martinópolis, com 1,1%; e Ouro Verde, com 5,8%, por exemplo.

A redução foi identificada por São João do Pau d'Alho, com menos 5,03%; Taciba, com menos 5,52%; Tupi Paulista, com menos 4,55% e Panorama, com menos 3,11%.

Os índices determinarão o repasse de parcelas do ICMS às cidades paulistas no próximo ano. Os depósitos serão efetuados a partir de 1º de janeiro de 2015 na Conta Participação dos Municípios na Arrecadação do ICMS.

“É importante ressaltar que o primeiro repasse de janeiro será dividido em dois depósitos. O primeiro será referente à arrecadação dos três últimos dias de dezembro de 2014 e utilizará o IPM ora vigente. O segundo depósito, referente à arrecadação do primeiro dia útil de janeiro de 2015, será calculado com base no índice atualizado”, informa a secretaria.

O Índice de Participação dos Municípios representa uma indicação porcentual a ser aplicada sobre 25% do montante da arrecadação do ICMS, e permite ao Estado entregar as quotas-partes dos municípios referentes às receitas do imposto, conforme previsto na legislação em vigor. Os valores podem ser consultados pelo site da secretaria.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole