Economia

51221

Multiplic inicia fase de tirar o planejamento do papel

A empresa, por ser da cidade, terá um envolvimento maior acerca das necessidades do município.

OSVALDO CRUZ - O Multiplic, Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social de Osvaldo Cruz, está iniciando a sua próxima fase. Após 1 ano de estruturação do Plano Socioeconômico, etapa esta em que estudos técnicos e teóricos foram desenvolvidos para definição dos eixos promissores de futuro para Osvaldo Cruz , chegou o momento em que as ideias propostas irão sair do papel.
 
“Sair do papel” expressa uma etapa que os projetos até então arquitetados e estudados, passarão para a parte prática. Com todo embasamento teórico adquirido, será possível dar os primeiros passos, iniciar as ações e executar projetos rumo aos objetivos traçados de promover o desenvolvimento humano e social, articulando a dinamização econômica do município e região.
 
Mas isso somente se tornará possível devido a solidez do Fórum que, através de seus articuladores, mantiveram, durante toda a pandemia, de forma ativa as atividades e, consequentemente, obtiveram sucesso em algumas demandas importantes para o município.
 
E para que esta nova fase do Multiplic aconteça, uma empresa de consultoria, a TreinaCons, de Osvaldo Cruz, especializada em treinamentos, consultorias, cursos e palestras voltadas para o desenvolvimento empresarial, foi contratada.
 
A empresa, por ser da cidade, terá um envolvimento maior acerca das necessidades do município. Assim, agregará todo seu conhecimento e expertise nesta nova fase, onde a sociedade terá papel principal.
 
Um dos projetos já consolidados, que teve a participação da TreinaCons, foi a inauguração do Escritório de Projetos. Esta é uma conquista importante para o grupo, visto que o local servirá de base para o planejamento estratégico, como afirma Lucas Caetano, secretário executivo do Multiplic.
  
“O Escritório irá funcionar como um suporte para que se realize todos os projetos que serão advindos das Câmaras Técnicas. Compomos este espaço para que, aqui, seja o ponto de partida. O local responsável por todo o gerenciamento de projetos que surgirem. Os prazos, viabilização de projetos, discussão de ideias da sociedade, todos passarão pelo Escritório”.
  
Sendo de suma importância, o ambiente, que está localizado no pavimento superior do prédio da ACEOC/SINCOMÉRCIO, Avenida Brasil, nº 931, servirá como guardião das metodologias que irão reger projetos e Câmaras Técnicas.
 
Essa metodologia definida é também parte do escopo de trabalho a ser realizado através da TreinaCons dentro do Multiplic, como explica Rodrigo Fernandes, responsável pela Consultoria. Com 5 fases, a proposta de trabalho visa criar o escritório, a metodologia das câmaras técnicas e como ela deve ser, no sentido de formato de trabalho. Em um próximo passo, os grupos da própria sociedade começarão a trabalhar e, em seguida será difundida a criação do método de como as câmaras irão funcionar e, consequentemente, o que as pessoas deverão fazer. A TreinaCons foi incumbida também de todos os trâmites do Escritório, assim como a contratação de 2 estagiários que serão treinados para desenvolver pesquisas, que deverão abastecer as Câmaras Técnicas.
 
A definição dos Valores do Multiplic
 
E para que todo o trabalho prático proposto funcione de forma a alcançar os objetivos do Fórum, os Valores da organização foram criados de modo a nortear todos que, agora, farão parte da nova fase. É importante frisar que a sociedade terá protagonismo neste momento e por isso os Valores serão como diretrizes onde, a partir da consciência deles, todos caminhem no mesmo sentido.
 
Rodrigo explica como as definições dos valores podem ajudar dentro das organizações. “Missão, visão e valores servem para te direcionar. Eles explicam a razão de você existir e a conduta de como você vai fazer. Uma vez que você não entende e não tem isso claro, as pessoas não sabem para onde ir”.
 
Para o responsável da TreinaCons, esse momento no qual o Multiplic se encontra requer prudência para dar o ponta pé inicial aos projetos e também é determinante que todos se concentrem nos ideais e para isso é preciso que todos estejam amparados pelas diretrizes.
 
“Os valores criam diretrizes, condutas. Ele está ligado às crenças, ao que acreditamos, a conduta a seguir. O objetivo é que todos, quando forem realizar uma determinada ação, que ela faça sentido aos valores a serem seguidos. Essa definição dos valores tem um papel importante: eles conseguem conectar as pessoas. E é para isso que estamos trabalhando. ”
 
Portanto, o Multiplic está com sua identidade firmada e esses valores irão conduzir o grupo daqui para a frente. Tanto o Comitê Gestor, o escritório de projetos e os voluntários. Enfim, todos que queiram estar conectados terão claro qual caminho a seguir.
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole