Economia

28690

Ministério da Saúde muda regras para reajuste de preços de medicamentos

Porcentuais ainda não foram divulgados, mas expectativa é de que maior parte dos remédios tenha direito a reajuste menor que o atual

NACIONAL - BRASÍLIA - O Ministério da Saúde mudou as regras para reajuste de preços de medicamentos. Embora indicadores oficiais ainda não tenham sido divulgados, a estimativa da pasta é de que a alteração deva frear o aumento previsto para este ano no setor. Com a nova metodologia, a maior parte dos remédios existentes no mercado terá direito a aplicar um reajuste menor. Pelos cálculos da pasta, isso fará com que o impacto do aumento de preços seja R$ 100 milhões menor do que com as regras que até então estavam em vigor.

As mudanças anunciadas pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, vêm sendo estudadas há um ano. Um consulta pública foi realizada ano passado. As novas regras também atendem a uma solicitação do Tribunal de Contas da União, que exigia maior transparência na fórmula como o reajuste é calculado.

As regras de reajuste de preço foram criadas em 2003. Uma vez por ano, no dia 31 de março, o governo anuncia o teto autorizado para o reajuste. São três faixas de preços. Os que têm maior concorrência no mercado são autorizados a aplicar um porcentual maior. Aqueles medicamentos que convivem com cenário médio de concorrência podem ter um reajuste intermediário. Já produtos mais caros e de mercado altamente concentrado têm direito a ter um reajuste menor. Essa classificação foi mantida. O que foi alterado, no entanto, foi a metodologia usada para fazer tal nomeação.

"Vimos, com novos critérios, que o mercado é muito mais concentrado do que aparentava na metodologia usada até agora", disse o secretário executivo da Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED), Leandro Safatle. Se as regras anteriores fossem aplicadas, 41,53% dos medicamentos disponíveis no Brasil teria direito a maior aumento. Pelas regras atuais, esse porcentual foi reduzido para 21,57% do mercado. Na regra anterior, mercado altamente concentrado e, portanto, com direito a menor aumento, seria de 56,82%. Na regra atual, esse índice passou para 51,73%. Entre os produtos com autorização para menor aumento estão, por exemplo, os usados para tratamento de câncer, a ritalina (usada para controlar o déficit de atenção) e a sterlara (para psoríase).

As regras serão publicadas na próxima segunda-feira no Diário Oficial da União.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole