Economia

48955

Justiça proíbe Pernambucanas de invadir privacidade dos empregados

Entre as infrações, consulta à situação cadastral no Serasa e discriminação na hora de contratar

NACIONAL - A  8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou em setembro a proibição de que a Arthur Lundgren Tecidos S/A (Pernambucanas) pratique ações contra a intimidade de seus empregados.

A empresa também terá de pagar R$ 1 milhão por infrações cometidas durantes os anos de 2008, 2009 e 2010.

A determinação do TST se deu com base em decisão proferida pela 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região e não admite mais recursos por parte da empresa. A decisão vale para todo o território nacional.

Em 2010, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santos recebeu uma denúncia relatando que a empresa não renovava o contrato de experiência com os funcionários que estavam com o nome sujo em instituições de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Após a instauração do inquérito civil, foi constatado que os dados de funcionários admitidos eram consultados inúmeras vezes após a contratação. Além disso, a Pernambucanas exigia o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) dos candidatos a vagas de emprego para consultar cadastros de restrição ao crédito.

Cerca de 45 pessoas foram alvos dessa prática, de acordo com o relatório emitido pelo Serasa a pedido do MPT.

Um dos funcionários teve as informações de crédito consultadas dezoito vezes.

Em audiência realizada, a empresa afirmou que as consultas eram necessárias, já que precisava conhecer a respeito da situação financeira dos funcionários que lidam com dinheiro. A Pernambucanas também se recusou a assinar o termo de ajuste de conduta (TAC).

Além da multa determinada pelo TRT2, a empresa também deverá se abster de exigir a apresentação do número do CPF para fins de seleção de candidatos a emprego.

Além disso, não poderá realizar a consulta do nome de candidato a emprego em cadastro de restrição ao crédito e não deverá discriminar ou preterir candidatos a emprego pelo fato de terem seus nomes nesses cadastros

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole