Economia

27892

Indústrias comemoram valorização do dólar

Em Osvaldo Cruz, quadro de trabalhadores aumentaram em 15%

REGIONAL - A variação do dólar durante o ano e a disparada da moeda nesta última semana tiveram impactos positivos sobre alguns setores da economia regional. De acordo com o economista Nivaldo Luchetti, as indústrias foram as mais favorecidas.

Com a alta da moeda norte-americana, o produto brasileiro fica mais competitivo no mercado externo, e para indústrias exportadoras, isso é um ótimo negócio, já que é uma oportunidade de se recuperar da crise financeira que o setor enfrentou nos últimos anos.

A valorização do dólar, de acordo com o economista, “facilita as exportações”. “Quando nossa moeda passa a valer menos em relação ao dólar, nossos produtos ficarão mais baratos lá fora, sendo assim, o número de exportações aumenta”, afirmou o Luchetti.

Em Osvaldo Cruz, uma fábrica de confecções exporta 15% de toda a produção para 32 países e, neste ano, as vendas aumentaram 8%, em comparação a 2013. Por causa disso, os atuais 1 mil trabalhadores receberam uma ajuda extra para dar conta de toda a demanda. O quadro de funcionários cresceu 15%.

O empresário Walter Cavalcante afirma que “com o aumento da exportação você automaticamente tem que contratar mais pessoas, então aumenta a mão de obra para dar vasão a demanda da exportação”. “Esse é o lado favorável, há um crescimento em geral de contratações também e de receita consequentemente”, disse.

No entanto, ainda assim, as contas serão prejudicadas no final deste ano, isto porque a indústria não depende apenas das vendas. “Há uma contrapartida dessa valorização do dólar com relação aos insumos”, disse o economista. “Assim, os custos internos, em geral, aumentam, porque entra a economia que enfrenta problemas, com situações difíceis”, finaliza Luchetti.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole