Economia

48696

IBGE convida 62 setores da comunidade para início do Censo Demográfico 2020 de Osvaldo Cruz

Reunião preparatória aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação

OSVALDO CRUZ - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) prepara para 2020 mais um censo demográfico. O objetivo é coletar dados em todos os municípios brasileiros que apontarão diretrizes para o desenvolvimento e organização do país para a próxima década. E o trabalho de preparação para esse grande estudo já começou. Esta semana, a primeira reunião preparatória, para planejamento e acompanhamento do trabalho em Osvaldo Cruz foi realizada hoje (25) na sede da Secretaria Municipal de Osvaldo Cruz.

O coordenador regional do IBGE, João Carlos Rodrigues, da agência de Adamantina,  destacou que a expectativa é que o trabalho de campo, na cidade, aconteça entre os meses de agosto e outubro de 2020. "Convidamos representantes de 62 entidades de Osvaldo Cruz para acompanhar a explanação da proposta do Censo como forma de promover transparência. No dia 1º de Agosto de 2020 começam os trabalhos, que serão concluídos em até 120 dias.

Conhecer em detalhe como é e como vive o nosso povo é de extrema importância para o governo e para a sociedade. Os resultados obtidos através da realização do Censo Demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel do país.

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. “Além disso, uma sociedade organizada, que conhece a si mesma, pode executar com eficácia ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro”, explicou o coordenador João Rodrigues.

Retratar o Brasil que entrará na próxima década é um desafio para o IBGE e identificar a realidade de cada município é igualmente importante.

O IBGE espera contar com o envolvimento ativo dos governos estaduais e municipais, desde a etapa de planejamento até a execução da fase de coleta de dados do Censo Demográfico 2020.

Na fase de preparação, em particular, a atualização da Base Territorial – descritores de divisas, mapas e cadastros – é uma tarefa pesada e dispendiosa. A parceria com prefeituras e órgãos estaduais de planejamento constitui, sobretudo nesta etapa, elemento fundamental para o sucesso de um censo.

Essas instituições dispõem de mapas municipais e cadastrais mais atualizados que aqueles que o IBGE possui. Isto é, possuem um material que reflete melhor a realidade local, garantindo em grande parte a qualidade das informações coletadas, evitando omissões na cobertura da área do município, agilizando a coleta e reduzindo os custos da operação.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole