- Atualizado em 09:35

Economia

46480

Governo de SP não manda mais aviso sobre IPVA pelo correio; veja como pagar

Será o segundo ano seguido em que não haverá envio de aviso em papel

ESTADUAL - Até 2016 (ano base da cobrança do IPVA 2017), o governo mandava pelos Correios uma carta informando o valor do IPVA, a data de vencimento, as condições para pagamento à vista ou parcelado, multas de trânsito pendentes, o valor do licenciamento e o valor do seguro DPVAT. Não era um boleto ou guia para pagamento, mas apenas um lembrete. 

O calendário de pagamento do IPVA para carros e motos começa em 9 de janeiro e vai até 22 de março.

Como consultar

Para consultar os valores, datas de vencimento e condições de pagamento, os donos de veículos devem acessar o site da Secretaria da FazendaOs dados já estão disponíveis a partir desta quarta-feira (19). É necessário informar o Renavam (que consta do documento de licenciamento do veículo) e a placa do veículo. 

Outra opção é procurar os bancos (em agências, caixas eletrônicos, sites e aplicativos) ou casas lotéricas com o número do Renavam.

Como pagar

Os donos de veículos podem pagar o imposto em uma parcela única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou em uma parcela única em fevereiro, sem desconto. Outra opção é pagar o imposto em três parcelas. Nesse caso, o pagamento segue um calendário que muda conforme o final da placa do carro.

Para fazer o pagamento, o dono do veículo pode ir a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam. Também é possível pagar o imposto nos caixas eletrônicos, pela internet ou aplicativo, via débito agendado ou por outros canais oferecidos pelos bancos.

(continua após a publicidade)

Caputo 48 (economia) - 20/12/18

Calendário de pagamento

Veja o calendário de pagamento, de acordo com final da placa:

  • Final 1 - 9 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 11 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 11 de março (terceira parcela)
  • Final 2 - 10 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 12 de fevereiro  (segunda parcela ou à vista sem desconto), 12 de março (terceira parcela)
  • Final 3 - 11 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 13 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 13 de março (terceira parcela)
  • Final 4 - 14 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 14 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 14 de março (terceira parcela)
  • Final 5 - 15 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 15 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 15 de março (terceira parcela)
  • Final 6 - 16 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 18 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 18 de março (terceira parcela)
  • Final 7 - 17 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 19 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 19 de março (terceira parcela)
  • Final 8 - 18 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 20 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 20 de março (terceira parcela)
  • Final 9 - 21 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 21 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 21 de março (terceira parcela)
  • Final 0 - 22 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 22 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 22 de março (terceira parcela)

Esqueci de pagar. E agora?

Caso o dono do veículo perca o prazo para pagar a primeira parcela, o pagamento só poderá ser feito nas agências bancárias, com multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic.

Se a dívida passar de 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% do valor do IPVA. Permanecendo a inadimplência, o proprietário fica impossibilitado de fazer o licenciamento do veículo, além de ter o nome sujo.

Calendário de licenciamento

Também no site da secretaria, é possível consultar os valores do licenciamento. O calendário de pagamento vale para todos os veículos, independentemente da placa. Assim como no IPVA, quem paga o valor integral em janeiro ganha desconto. 

  • Até 22 de janeiro: primeira parcela ou à vista com desconto de 3%
  • De 23 de janeiro a 22 de fevereiro: segunda parcela ou à vista sem desconto
  • De 23 de fevereiro a 22 de março: terceira parcela.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole