Economia
31474Funcionários da Caixa Federal e Banco do Brasil são os primeiros bancos a entrarem em greve em OC
Serviços já foram comprometidos nesta segunda-feira
OSVALDO CRUZ - Com adesão ainda parcial, funcionários dos bancos do Brasil e Caixa Federal foram os primeiros a aderirem à greve dos bancários em Osvaldo Cruz. O movimento é nacional, mas já compromete serviços aos clientes de forma geral.
O maior impacto é na Caixa Federal, responsável pelo encaminhamento de liberações do Seguro Desemprego e FGTS, em caso de desempregados ou recém demitidos ou aposentados.
Serviços outros também foram suspensos. O expediente interno é mantido no mínimo legal determinado pela lei de greve.
Saiba como fazer para dribla a greve e não pagar multas ou juros
1 - Pagamento de contas
O consumidor continua com a obrigação de pagar faturas, boletos bancários e demais contas, mas as empresas devem oferecer uma alternativa de pagamento, afirma Dori Boucault, advogado especialista em direitos do consumidor.
Para evitar a cobrança e o envio do nome a serviços de proteção ao crédito, o consumidor deve entrar em contato com a empresa e pedir opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa e casas lotéricas.
O consumidor deve documentar o pedido para que, posteriormente, possa reclamar ao Procon-SP se o fornecedor não o atender. É preciso guardar os comprovantes de pagamento, para o caso de a empresa não acusar o recebimento do valor.
2 - Saques em caixas eletrônicos
Caixa eletrônico e terminais de autoatendimento 24 horas são alternativas para quem precisa sacar dinheiro. No entanto, os bancos estabelecem limites máximos de retirada por dia. No Bradesco, o valor varia de acordo com o dispositivo de segurança e vai de R$ 800 a R$ 2.000.
Caixa e Banco do Brasil têm limite máximo de R$ 1.000. No Santander Brasil, o valor varia de R$ 1.200 a R$ 2.500.
Correntistas da Caixa Econômica Federal também podem retirar dinheiro em casas lotéricas.
3 - Desbloqueio de cartões
O cliente pode fazer o desbloqueio do cartão nos terminais de autoatendimento localizados nas agências bancárias. Alguns bancos também permitem desbloquear pelo telefone e pela internet.
4 - Cadastro de senhas
Para utilizar os canais de atendimento na internet, é preciso cadastrar senha de acesso. Esse passo pode exigir uma etapa na internet e outra no terminal de autoatendimento.
O cliente também terá que instalar dispositivos de segurança em seu computador.
5 - Investimento ou resgate de aplicações
O investidor não deve ser muito afetado. O home broker (plataforma de negociações on-line) permite fazer investimentos ou resgates de aplicações. Além disso, há a opção de enviar pelo telefone ordens de compra e venda para a corretora.
6 - Transferências
Podem ser feitas pelo internet banking ou nos terminais de autoatendimento. Para valores elevados, é preciso cadastrar o destinatário do dinheiro. Alguns bancos exigem que isso seja feito na agência, mas outros permitem o uso do internet banking e do telefone.
O valor mínimo para realizar uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) é de R$ 250. Para DOC não há mínimo.
7 - Depósitos
O cliente pode efetuar depósitos nos terminais de autoatendimento localizados nas agências bancárias.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;