Economia

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Funcionários da Caixa Federal e Banco do Brasil são os primeiros bancos a entrarem em greve em OC

Serviços já foram comprometidos nesta segunda-feira

OSVALDO CRUZ - Com adesão ainda parcial, funcionários dos bancos do Brasil e Caixa Federal foram os primeiros a aderirem à greve dos bancários em Osvaldo Cruz. O movimento é nacional, mas já compromete serviços aos clientes de forma geral.

O maior impacto é na Caixa Federal, responsável pelo encaminhamento de liberações do Seguro Desemprego e FGTS, em caso de desempregados ou recém demitidos ou aposentados.

Serviços outros também foram suspensos. O expediente interno é mantido no mínimo legal determinado pela lei de greve.

Saiba como fazer para dribla a greve e não pagar multas ou juros

 

1 - Pagamento de contas

O consumidor continua com a obrigação de pagar faturas, boletos bancários e demais contas, mas as empresas devem oferecer uma alternativa de pagamento, afirma Dori Boucault, advogado especialista em direitos do consumidor.

Para evitar a cobrança e o envio do nome a serviços de proteção ao crédito, o consumidor deve entrar em contato com a empresa e pedir opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa e casas lotéricas.

O consumidor deve documentar o pedido para que, posteriormente, possa reclamar ao Procon-SP se o fornecedor não o atender. É preciso guardar os comprovantes de pagamento, para o caso de a empresa não acusar o recebimento do valor.

 

2 - Saques em caixas eletrônicos

Caixa eletrônico e terminais de autoatendimento 24 horas são alternativas para quem precisa sacar dinheiro. No entanto, os bancos estabelecem limites máximos de retirada por dia. No Bradesco, o valor varia de acordo com o dispositivo de segurança e vai de R$ 800 a R$ 2.000.

Caixa e Banco do Brasil têm limite máximo de R$ 1.000. No Santander Brasil, o valor varia de R$ 1.200 a R$ 2.500.

Correntistas da Caixa Econômica Federal também podem retirar dinheiro em casas lotéricas.

 

3 - Desbloqueio de cartões

O cliente pode fazer o desbloqueio do cartão nos terminais de autoatendimento localizados nas agências bancárias. Alguns bancos também permitem desbloquear pelo telefone e pela internet.

 

4 - Cadastro de senhas

Para utilizar os canais de atendimento na internet, é preciso cadastrar senha de acesso. Esse passo pode exigir uma etapa na internet e outra no terminal de autoatendimento.

O cliente também terá que instalar dispositivos de segurança em seu computador.

 

5 - Investimento ou resgate de aplicações

O investidor não deve ser muito afetado. O home broker (plataforma de negociações on-line) permite fazer investimentos ou resgates de aplicações. Além disso, há a opção de enviar pelo telefone ordens de compra e venda para a corretora.

 

6 - Transferências

Podem ser feitas pelo internet banking ou nos terminais de autoatendimento. Para valores elevados, é preciso cadastrar o destinatário do dinheiro. Alguns bancos exigem que isso seja feito na agência, mas outros permitem o uso do internet banking e do telefone.

O valor mínimo para realizar uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) é de R$ 250. Para DOC não há mínimo.

 

7 - Depósitos

O cliente pode efetuar depósitos nos terminais de autoatendimento localizados nas agências bancárias.

 

 

 

 

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