- Atualizado em 10:14

Economia

51179

Fique atento: Nota falsa de R$ 200 já circula pelas ruas

A nova cédula só será lançada em agosto.

NACIONAL - A cédula do Lobo-Guará ainda não foi lançada oficialmente, mas bastou o governo anunciar a nova nota de 200 REAIS para criminosos imprimirem dinheiro falso.
 
No Rio de Janeiro, no bairro de Madureira, circulam notas falsificadas, segundo alerta do Banco Central na quinta-feira (06).
 
A nova cédula só será lançada em agosto mas depois que o protótipo, feito por um designer de São José dos Campos, no interior de São Paulo, ganhou as redes sociais, houve falsificações com o modelo criado.
 
Mike Ferreira, de 27 anos, desenhou um cenário com elementos do cerrado, o habitat do Lobo-Guará e publicou no Instagram.
 
Depois de muitos memes sobre a nova nota de R$ 200, o modelo de Ferreira acabou estampado, de forma grosseira, em papel falsificado como dinheiro.
 
O Banco Central alerta que ainda não houve divulgação do visual da nova cédula, apenas o personagem da fauna brasileira homenageado.
 
A diretora de Administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros disse que a produção da nova nota está em fase final de testes por equipes especializadas do Banco Central e da Casa da Moeda.
 
Participam apenas 10 profissionais especializados na criação de moedas brasileiras. Carolina Barros orienta como identificar uma nota verdadeira: colocar a nota contra a luz para verificar a marca d'água.
 
Notas já conhecidas têm elementos em alto relevo. Observe as que você tem e compare ao pegar uma nota no mercado.
 
A boa notícia para não cair no conto dos 200 reais é que o aplicativo "Dinheiro Brasileiro", lançado na Olimpíada do Rio, será atualizado para identificar também a nova cédula. O app funciona por meio de uma foto sobre a nota onde são indicados os elementos de segurança que devem existir.
 
Casa Avenida 486 (economia) - 07/08/2020
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole