- Atualizado em 11:30

Economia

53454

Estado diz que adequação no horário do comércio é possível

Cidades da região já alteraram expediente

OSVALDO CRUZ - O Jornal Cidade Aberta (JCA) recebeu nesta terça-feira (27) duas sinalizações positivas por parte do governo do Estado de São Paulo, com relação à polêmica que virou a adequação, ou não, do horário do comércio na fase de Transição do Plano SP.

Vale lembrar que se trata de uma adequação e não flexibilização.

Os posicionamentos foram encaminhados à redação do JCA em dois momentos:

Às 13h25, através de e-mail enviado pela assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR);

Às 19h42, através de mensagem encaminhada pela assessora do secretário Marco Vinholi (titular da SDR), Carla Fiamini.

O tema se torna relevante à nossa realidade, uma vez que as entidades representativas do comércio manifestaram, desde o anúncio da fase de Transição, o desejo adequar as 8h previstas pelo Plano SP a algo mais compatível com a realidade local.

Hoje, a fase de Transição, prevê funcionamento presencial do comércio das 11h às 19h.

O pleito debatido por Osvaldo Cruz, também foi discutido em Adamantina.

Ontem, inclusive, de acordo com informações do portal Impacto Notícias (Grupo Impacto), houve aceno positivo por parte de equipes técnicas do Plano São Paulo, Comitê Estadual de Contingenciamento ao Coronavírus e Secretaria de Desenvolvimento Regional, para que os horários de atendimento no comércio fossem adequados.

Com isso, a partir de hoje, o atendimento presencial será das 9h às 17h.

Ontem, a Coordenadoria da Secretaria de Desenvolvimento Regional encaminhou a Secretaria Municipal de Gabinete orientação do Comitê Estadual, autorizando a flexibilização do horário de funcionamento do comércio dentro das 8 horas permitidas pelo Plano São Paulo, desde que respeitados todos os protocolos sanitários.

O Comitê entendeu, que considerando a justificativa do Município o qual salienta que Adamantina possui 35 mil habitantes e o uso de transporte público é pouco expressivo, torna possível autorização para respectiva flexibilização.

Mas e Osvaldo Cruz?

Antes de qualquer coisa, é preciso sempre lembrar que, desde o ano passado, existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) disciplina que as ações tomadas em Osvaldo Cruz devem seguir o que diz o Plano SP, sob pena de multa.

Em janeiro deste ano, o secretário de Assuntos Jurídicos, Rodrigo Albino, revelou que caso haja o descumprimento desse TAC, o município pode ser multado em R$ 30 mil diários.

“Se nós decretarmos contra o Plano SP, por força desse TAC, que foi feito na gestão passada, nós ocorremos em multa no dia seguinte. É diferente de outros municípios que não têm esse TAC. Eles podem estar decretando e depois vão discutir em primeira instância (fórum local) e posteriormente Tribunal de Justiça, Superior Tribunal de Justiça e assim por diante”, explicou, à época, Rodrigo Albino.

O JCA voltou a procurar pela secretaria de Assuntos Jurídicos.

De acordo com assessoria de imprensa, a Prefeitura deverá se manifestar hoje (28), após o pronunciamento do governador João Doria, previsto para acontecer às 12h45.

Anne 91 (economia) - 28/04/2021

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole