Economia

42917

Energisa economiza uma Osvaldo Cruz com o Horário de Verão

Relógios devem ser atrasados em uma hora de hoje para amanhã

REGIONAL - A concessionária Energisa Sul-Sudeste contabilizou uma economia de 2.180 MWh (megawatts-hora), o equivalente ao consumo de 11 mil residências durante um mês ou proporcional ao consumo de uma cidade do tamanho de Osvaldo Cruz (aproximadamente 33 mil habitantes), durante o mesmo período por conta do horário de verão.

E empresa é responsável pelos serviços de energia elétrica em 24 municípios da região. O resultado obtido foi uma redução na demanda de aproximadamente 5% e uma diminuição no consumo de 0,45%.

O horário de verão termina a 0h deste domingo (18), quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Em vigor desde outubro, a medida tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.

Segundo o gerente de Operação do Sistema da distribuidora, Stevon Schettino, o resultado está dentro dos objetivos esperados com a medida, no sentido de reduzir não só o consumo, mas principalmente a demanda.

“Com o horário de verão, reduz-se o esforço do sistema, ou seja, as pessoas mudam seus hábitos, há um alívio no uso das redes de transmissão de energia no horário de pico. Por exemplo, no início da noite, o consumo de energia residencial é diluído e normalmente não coincide com o horário em que as luzes da iluminação pública são acesas, isso torna o sistema de distribuição muito mais seguro”, destaca.

 

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole