Economia

51273

Correios entram em greve: saiba o que fazer em caso de atrasos

Paralisação é por tempo indeterminado, segundo a federação.

NACIONAL - Os trabalhadores dos Correios entraram em greve em todo o país na noite de segunda-feira (17). De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentec), não há prazo para o fim da paralisação. A decisão dos trabalhadores pode afetar a entrega de correspondências, encomendas e faturas.

Os grevistas são contra a privatização da estatal, reclamam do que chamam de “negligência com a saúde dos trabalhadores” na pandemia e pedem que os direitos trabalhistas sejam garantidos.
 
Já entre os consumidores a maior queixa é a falha na entrega. No Procon-SP, as reclamações contra os Correios aumentaram 541% durante a pandemia.
 
A Fentec afirma que, desde julho, os sindicatos tentam dialogar com a direção dos Correios sobre as reivindicações da categoria, o que, segundo a entidade, não aconteceu.
 
Os trabalhadores também alegam que foram surpreendidos com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021.
 
Outro motivo da greve, segundo a federação, é a possível privatização dos Correios e o “aumento da participação dos trabalhadores (nos custeios) do plano de saúde.”
 
Conheça seus direitos e veja o que fazer em caso de atraso nas entregas
 
Compras e encomendas
 
- Entrega
 
As empresas que vendem com entrega pelos Correios são responsáveis por encontrar outra forma para que os produtos sejam entregues no prazo contratado.
 
- Indenização
 
Se for o consumidor a contratar um serviço de entrega dos Correios e este não for prestado, ele tem o direito a ressarcimento ou abatimento do valor pago. E pode ir à Justiça pedir indenização caso haja dano material ou moral provocado pelo atraso.
 
Contas a pagar
 
- Outros meios
 
As empresas que enviam cobrança por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor, como internet, sede da empresa ou depósito bancário, entre outras. Essas alternativas devem ser divulgadas amplamente, de forma clara.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole