NACIONAL - Os trabalhadores dos Correios entraram em greve em todo o país na noite de segunda-feira (17). De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentec), não há prazo para o fim da paralisação. A decisão dos trabalhadores pode afetar a entrega de correspondências, encomendas e faturas.
Os grevistas são contra a privatização da estatal, reclamam do que chamam de “negligência com a saúde dos trabalhadores” na pandemia e pedem que os direitos trabalhistas sejam garantidos.
Já entre os consumidores a maior queixa é a falha na entrega. No Procon-SP, as reclamações contra os Correios aumentaram 541% durante a pandemia.
A Fentec afirma que, desde julho, os sindicatos tentam dialogar com a direção dos Correios sobre as reivindicações da categoria, o que, segundo a entidade, não aconteceu.
Os trabalhadores também alegam que foram surpreendidos com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021.
Outro motivo da greve, segundo a federação, é a possível privatização dos Correios e o “aumento da participação dos trabalhadores (nos custeios) do plano de saúde.”
Conheça seus direitos e veja o que fazer em caso de atraso nas entregas
Compras e encomendas
- Entrega
As empresas que vendem com entrega pelos Correios são responsáveis por encontrar outra forma para que os produtos sejam entregues no prazo contratado.
- Indenização
Se for o consumidor a contratar um serviço de entrega dos Correios e este não for prestado, ele tem o direito a ressarcimento ou abatimento do valor pago. E pode ir à Justiça pedir indenização caso haja dano material ou moral provocado pelo atraso.
Contas a pagar
- Outros meios
As empresas que enviam cobrança por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor, como internet, sede da empresa ou depósito bancário, entre outras. Essas alternativas devem ser divulgadas amplamente, de forma clara.