Economia

28683

Conta de luz vai subir mais de 30% em OC

Maior impacto, de 32,4%, será na área de abrangência da empresa Caiuá

OSVALDO CRUZ -A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deliberou nesta sexta-feira (27) a Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) de 58 concessionárias de distribuição. O efeito médio a ser percebido pelos consumidores, ponderado pela receita das distribuidoras, é de 23,4% e os novos índices valem a partir desta segunda-feira (2).

Na região de Presidente Prudente, o maior impacto em termos de efeito médio da revisão tarifária extraordinária será para os consumidores da empresa Caiuá, com 32,4%. Na área da empresa Vale Paranapanema, o efeito médio será de 29,4%. Já na distribuidora Elektro, o efeito médio ficará em 24,2%, segundo a Aneel.

A CEA (AP) não solicitou a revisão. Amazonas Energia (AM), Boa Vista Energia e CERR (RR) não terão RTE por não participarem do rateio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e por terem impacto limitado da compra de energia, pois estão no sistema isolado. A Ampla (RJ) não passou pela RTE, pois seu processo tarifário ocorre em 15 de março, quando todos os efeitos serão considerados.

A metodologia empregada na RTE foi discutida por meio da audiência pública 7/2015 e tem por objetivo reposicionar os dois itens em que havia maior distanciamento entre os custos efetivos e a cobertura tarifária: a CDE e os custos com compra de energia.

Com relação à CDE, houve elevação substancial da cota (de R$ 1,7 bilhão em 2014 para R$ 22,06 bilhões em 2015), o que motivou a necessidade de reconhecer a cobertura tarifária compatível com as cotas homologadas.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole