Economia

31405

Consumidor pagará até R$ 0,20 a mais por litro da gasolina

Repasse reflete aumento nas refinarias do preço da gasolina em 6% e do óleo diesel em 4%

NACIONAL - O aumento nas refinarias do preço da gasolina em 6% e do óleo diesel em 4%, anunciado pela Petrobras nesta terça-feira, já deve ser sentido pelos consumidores nesta semana. De acordo com o presidente do Sincopetro (sindicado dos donos de postos de combustíveis de São Paulo), José Alberto Gouveia, o repasse ao consumidor é imediato. Segundo ele, os donos de postos já o notificaram que o preço do litro da gasolina vai aumentar de 17 a 20 centavos, e do diesel, em 10 centavos. Nas refinarias, o aumento começou a valer a partir desta quarta-feira.

"Quem está recebendo o produto hoje, já está repassando", disse Gouveia. Ele ainda se queixou de que o aumento pode prejudicar ainda mais o desempenho do setor. Segundo a categoria, a venda de combustível nos postos de São Paulo já caiu 15% de janeiro a agosto deste ano em relação a 2014. "E ainda vai aumentar a inflação, porque tudo roda no Brasil em cima de gasolina e diesel", afirmou.

Para Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), na bomba, o reajuste médio será de 3% para a gasolina e de 2% para o diesel. "Estamos falando de uma média nacional. Temos que entender que a margem de cada distribuidora é livre", diz. Ele explica que, sendo assim, fica a critério de cada posto determinar a proporção do repasse, considerando que cada um possui diferentes despesas, como IPTU, aluguel etc. Na inflação, Pires estima um impacto de 0,15 ponto porcentual. O especialista considera que o aumento foi muito pequeno - o ideal seria de 10% a 12% - e reflete o temor do governo em fazer com que a inflação ultrapasse a marca dos dois dígitos este ano. "Do ponto de vista de estratégia de preço, não há mudanças da gestão do ex-presidente do conselho da estatal e da Fazenda, Guido Mantega, para a atual gestão, mais preocupada no IPCA do que em questões da empresa", critica. "Este aumento é um 'melhoral' para quem precisa de antibiótico", completa.

O analista de inflação da Tendências Consultoria, Marcio Milan, estima um impacto de entre 0,12 e 0,2 ponto percentual na inflação de outubro, mas ficará circunscrito a este mês, sem influenciar as expectativas para 2016. Para ele, o anúncio do reajuste neste momento, e não no ano que vem, pode ser uma estratégia do governo para circunscrever o máximo possível a este ano o impacto da alta dos preços administrados. Já é dado como certo que o IPCA encerrará 2015 acima de 9%. A meta do governo para este ano é de 4,5%, com margem de dois pontos para mais ou para menos. "O efeito do reajuste é de curto prazo e tira pressão do ano que vem. Essa alta elimina distorções, reduz potencial fonte de inflação para o ano que vem", concordou o economista-chefe do banco de investimentos Haitong, Jankiel Santos.

O economista-sênior do Haitong, Flávio Serrano, avalia que o reajuste deve trazer aumento de 4% a 4,5% nos preços do combustível nas bombas. Com isso, o impacto do reajuste no IPCA de outubro deve ser 0,15 ponto porcentual. Além do repasse da alta nas refinarias, o preço da gasolina deve subir novamente por causa do reajuste do etanol até o fim do ano, quando começa a entressafra da cana-de-açúcar.

Com oferta menor, o preço do etanol anidro, misturado em 27% à gasolina, deve aumentar. Com o impacto do reajuste do etanol, a gasolina deve ter um reajuste total de 5% a 6% até o fim do ano pelos cálculos do economista e gerar um impacto 0,25 pp no IPCA.

Já o reajuste de 4% no diesel nas refinarias não gera impacto direto no IPCA, porque o combustível tem uma participação pequena na formação do indicador de inflação. "O peso do reajuste não é repassado integralmente para os consumidores. Para que o diesel tivesse algum efeito relevante sobre a inflação seria necessário um reajuste de, no mínimo, 5%", avalia André Braz, economista do Ibre/FGV. No entanto, segundo os economistas, o repasse pode ocorrer de forma indireta com o aumento de custos em transportes de cargas e passageiros.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole