Economia

29491

Caiuá reajusta energia elétrica em 8 cidades da região; entre elas está Osvaldo Cruz

Conta de energia já está mais cara em Lucélia, Sagres, Parapuã, Osvaldo Cruz, Salmourão, Inúbia Paulista, Pracinha e Adamantina

REGIONAL - A Caiuá explica que o reajuste irá atualizar parte dos custos da empresa que não foram contemplados na Revisão Tarifária Extraordinária aplicada, em caráter de urgência, no início de março por todas as empresas de distribuição de energia do País.

A conta de energia ficará ainda mais cara em oito cidades da região de Adamantina a partir de amanhã, 10. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na última terça-feira, 5, o índice de Reajuste Tarifário Anual da Energisa Caiuá, empresa que atende o total de 24 municípios do Oeste Paulista.

Em média, o consumidor pagará 1,85% mais caro. Para consumidores de média e baixa tensão, isto é, de uso residencial, o acréscimo será de 1,39% na conta mensal. Já os casos de alta e média tensão, como indústrias, terão um aumento médio de 3,15%.

Desde o início do ano as contas de energia estão mais caras, devido o aumento na taxa extra das bandeiras tarifárias cobrada nas contas de luz, quando há aumento no custo de produção de energia. Segundo a Aneel, no mês de maio, a bandeira tarifária é vermelha para todos os consumidores brasileiros – o que significa um acréscimo de R$ 5,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos – exceto para os estados do Amazonas, Amapá e Roraima.

A Caiuá explica que o reajuste irá atualizar parte dos custos da empresa que não foram contemplados na Revisão Tarifária Extraordinária (RTE), aplicada, em caráter de urgência, no início de março por todas as empresas de distribuição de energia do País.

Os itens que mais impactaram o Reajuste Tarifário da Energisa Caiuá foram os custos dos Encargos Setoriais (26,91%), com amplo destaque ao valor relativo à Conta de Desenvolvimento Energético-CDE (26,41%).

O valor da energia elétrica está mais caro no mercado. Isso por conta da crise hídrica, o ONS – Operador Nacional do Sistema - aumentou o despacho de usinas térmicas no País, que possuem um custo de produção mais elevado que as outras fontes de energia. Este fator tem deixado as contas de luz mais caras em todas as regiões do Brasil.

Os municípios atendidos pela Caiuá na região de Adamantina que sofrerão reajuste são Lucélia, Sagres, Parapuã, Osvaldo Cruz, Salmourão, Inúbia Paulista, Pracinha e Adamantina.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole