Economia

7565

Bancários: Santander deve demitir milhares de trabalhadores

Sindicato recebeu informações de trabalhadores sobre um plano de milhares de cortes

TUPÃ - O Banco Santander deve demitir milhares de funcionários. O banco vive um caos desde o final de fevereiro por causa da integração das contas correntes com o Banco Real, comprado em 2008. O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região não aceita as demissões e vai reagir.
 
O Sindicato recebeu informações de trabalhadores sobre um plano de milhares de cortes.
 
As informações apontam que a maioria das demissões deve ocorrer na cidade de São Paulo.
 
O plano de demissões em massa é uma orientação da Espanha com o objetivo de aumentar as margens de lucro que, em 2010, foi de R$ 7,4 bilhões, o que coloca a sucursal brasileira como a primeira em lucratividade entre os países onde o grupo está instalado, inclusive acima da própria Espanha.
 
O Sindicato promete reagir com greves e mobilizações porque não aceita o desemprego de trabalhadores, principalmente diante do crescimento econômico do Brasil, da bancarização de milhões de novos correntistas e do notório desempenho do banco espanhol.
 
A presidente do Sindicato, Juvandia Leite, reage indignada aos cortes e exige respeito ao Brasil e aos brasileiros. “Não há qualquer justificativa econômica para tantas demissões, exceto a de enviar os lucros para a Europa, que sofre com a crise. O Santander desrespeita as diretrizes da OCDE - Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico - para empresas multinacionais, que deixa claro, entre outras normas, que necessariamente, em caso de demissões em massa, devem negociar com o Sindicato antes de qualquer decisão”, ressaltou.
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole