Economia

51029

Auxílio emergencial: Governo pediu bloqueio de 1,3 milhão de CPFs suspeitos

Segundo o Ministério da Cidadania, bloqueio foi solicitado à Caixa para "realização de uma verificação detalhada" desses CPFs

NACIONAL - O Ministério da Cidadania pediu que a Caixa Econômica Federal (CEF) bloqueasse as contas sociais usadas para o pagamento do auxílio emergencial de 1,3 milhão de CPFs diferentes. De acordo com a pasta, esses CPFs serão investigados por suspeita de fraude.
 
Em nota, o Ministério da Cidadania informou que "enviou à Caixa 1.303.127 números de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para bloqueio e realização de uma verificação detalhada". Mas destacou que "não é possível ainda afirmar que esses CPFs sejam considerados cancelados ou inelegíveis para receber o benefício".
 
"Qualquer indício de ilegalidade, em especial na ótica criminal, é imediatamente informado à Polícia Federal e os pagamentos são suspensos", destacou a pasta.
 
Para apurar essas ilegalidades, o Ministério da Cidadania disse que foi montada "uma nova estratégia de combate a fraudes no Auxílio Emergencial de forma integrada com o Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal (PF) e a Caixa Econômica Federal", cujo "foco principal será na atuação de grupos criminosos".
 
Segundo a pasta, essa análise vai levar em conta a "renda, patrimônio pessoal e participação em empresas, além de indicadores de irregularidades sistêmicas" dos CPFs suspeitos.  
 
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, havia adiantado nessa terça-feira (21/07) que "centenas de milhares" de contas sociais haviam sido bloqueadas. Isso porque a Caixa percebeu que hackers invadiram algumas contas do Caixa Tem para desviar os recursos do auxílio emergencial e está investigando essa fraude junto com o governo e a Polícia Federal.
 
Nesta quarta-feira, Guimarães reforçou que "todas as pessoas que receberam o auxílio indevidamente serão punidas por isso". "São contas que não estão recebendo mais porque fazem parte de alguma questão cadastral  que o próprio Ministério da Cidadania e a Dataprev verificaram. Essas vão ter que devolver o dinheiro e isso tem consequências graves", afirmou. 
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole