Economia

34828

Anvisa proíbe lote de extrato de tomate com pelo de roedor

A medida, no entanto, vale apenas para o lote L011810 do produto

NACIONAL - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu, nesta segunda-feira (30), a distribuição e a venda de um lote de extrato de tomate da marca Elefante, após constatar a presença de "matéria estranha" no produto.

A medida, no entanto, vale apenas para o lote L011810 do produto, que tem validade até do dia 7 de outubro de 2016. O extrato é fabricado pela Cargill Agrícola. A decisão da agência foi publicada no Diário Oficial da União.

Em nota, a Anvisa informa que a suspensão ocorre após laudo da Fundação Ezequiel Dias, que detectou pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente –que é de um fragmento de pelo para cada 100 gramas.

Para a agência, a presença do material pode indicar risco à saúde. A empresa deve recolher o estoque restante desse lote existente no mercado.

Outro Lado

Procurada pela reportagem, a Cargill informa, por meio de nota, que foi informada sobre a decisão da Anvisa e que "tomará as providências cabíveis em relação ao lote L011810", cuja embalagem em lata tem peso de 340 gramas.

A empresa afirma que a presença de fragmentos microscópicos nesse tipo de alimento "é inerente à matéria-prima advinda do campo, entretanto são adotados cuidados no processo de fabricação, inclusive com a pasteurização do produto, o que elimina quaisquer riscos à saúde humana".

A Cargill diz ainda que "reitera o compromisso com o cumprimento das normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene".

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole