Destaque

18664

Promotoria abre inquérito para apurar contaminação do Rio Paraná, em Panorama

80% do esgoto está sendo despejado sem tratamento no Córrego das Marrecas e no Rio Paraná

PANORAMA - Em Panorama, 80% do esgoto estão sendo despejados sem tratamento no Córrego das Marrecas e no Rio Paraná. Por isso, o Ministério Público de Junqueirópolis instaurou um inquérito civil para apurar os riscos de contaminação da água. A Promotoria deu prazo de 15 dias para que a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) apresente um laudo simplificado sobre a qualidade da água no rio.

O MP também quer saber as condições de balneabilidade em Panorama. Como esse exame é mais detalhado, o prazo para apresentação é de 40 dias. “Nesse inquérito civil eu determinei a realização de algumas perícias, algumas avaliações técnicas, para aferir qual é a qualidade da água, qual a qualidade do rio, principalmente o balneário, que recebe muitos turistas, se dispõe de condições favoráveis para os banhistas”, explicou o promotor público Rui Bodin.

Além da Cetesb, as cobranças recaem sobre a Prefeitura. “Estou aguardando a apresentação do laudo. Assim que for apresentado para mim, vou estudar quais providências que o caso comporta”, afirmou o promotor.

O esgoto é descartado sem tratamento porque oito das dez bombas elevatórias da estação permanecem quebradas. “Temos algumas bombas em manutenção em Presidente Prudente, fazendo algumas adaptações e outras bombas nós estamos em processo de licitação em caráter emergencial. Dentre uns 30 dias nós estaremos já colocando esses equipamentos nas bombas de recalque”, prometeu o assessor de comunicação da Prefeitura, Alex Barreto.

A limpeza da estação elevatória, que estava tomada pelo mato e nunca entrou em operação, foi cumprida conforme prometido pelo Executivo.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole