Destaque

48393

Polícia Federal faz operação e desbanca quadrilha que agiu em licitações da Prefeitura de Araçatuba

Chefe de organização criminosa tinha influência para indicar servidores para facilitar corrupção

ARAÇATUBA - O chefe da organização criminosa que desviou pelo menos R$ 15 milhões em contratos fraudulentos com a prefeitura de Araçatuba indicava servidores públicos para setores estratégicos, de interesse da organização, para viabilizar as contratações e fraudes sem levantar suspeitas. A informação é da Polícia Federal.

 

A organização criminosa foi alvo da operação #TudoNosso da Polícia Federal, deflagrada nesta terça-feira (13). Treze pessoas foram presas em Araçatuba, Itatiba e Jundiaí. Só em Araçatuba foram 10 presos, entre eles servidores municipais que ocupam cargos de confiança, os chamados comissionados.

Dentre os presos está o empresário e sindicalista José Avelino Pereira, que é suspeito de fazer contratos fraudulentos.

Ele e o filho, Igor Tiago Pereira, atual presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba, foram presos temporariamente pela Polícia Federal.

De acordo com as investigações, José Avelino seria o chefe do grupo investigado e possui forte influência política na região. Segundo a PF, ele não teve dificuldades para indicar pessoas de sua confiança para ocupar cargos de livre nomeação na Prefeitura de Araçatuba.

Com pessoas ligadas ao grupo criminoso atuando diretamente, e com poder de decisão dentro de secretarias municipais, Chinelo, como é conhecido, conseguiu livre trânsito, articulação e informações privilegiadas relacionadas aos contratos da prefeitura.

A Justiça Federal decretou, além das buscas e prisões, o afastamento cautelar de servidores públicos municipais envolvidos.

Os presos serão indiciados por crimes como corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos (públicos e privados), peculato, associação criminosa, fraudes em licitações, dentre outros.

Casa Avenida 291 (destaque) - 14/08/19

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole