Destaque

25713

Parque linear do Valesburgo segue em estado de abandono

Prefeitura quer continuar com processo de urbanização, mas esbarra em falta de recursos

Foto: Aline Truchetti - Jornal Cidade Aberta Foto: Aline Truchetti - Jornal Cidade Aberta

OSVALDO CRUZ - Abandonado. Esse é o estado em que se encontra o parque linear às margens da canalização do córrego Valesburgo, na região do Conjunto Habitacional Silvia Luftalla Maluf.

Inaugurada em novembro de 2012, ainda na gestão do então prefeito Valter Luiz Martins (PSDB), a obra da praça Décio Semençato (nome oficial do local) contemplava a instalação de tubos de canalização do curso d’água e a revitalização do entorno com bancos, mesas para jogos de truco e dominó, calçadas e paisagismo. O investimento total, que engloba a canalização e a implantação do parque linear, passou de R$ 1 milhão.

Porém, pouco mais de dois meses depois de entregue, a obra, que demorou mais de 20 anos para ser feita, foi parcialmente destruída devido às chuvas do verão de 2013, já no mandato tampão do então prefeito interino Edmar Mazucato (PSDB).

Na época, a linha de tubos que começa na região da Secretaria de Indústria e Comércio e vai até a avenida Prefeito Valdemar de Oliveira Lima foi parcialmente destruída devido à lama que desceu pelo fundo de vale em ambos os lados.

Ainda em janeiro de 2013, o secretário de Serviços e Operações Urbanas, Adelino Alves da Silva, destacou que os tubos danificados deveriam ser trocados. “Os tubos quebraram devido à ação do deslocamento de terra”, disse Silva na ocasião.

Entrega até o final do ano?

Em maio deste ano, os tubos do córrego do Valesburgo voltaram à pauta quando o prefeito Edmar Mazucato destacou que algumas obras, que foram retomadas, seriam entregues até o final do ano.

Sobre os tubos dos córregos, Mazucato disse na época que a primeira etapa dos reparos estava sendo finalizada. O secretário Adelino lembrou, ainda, da complexidade dos trabalhos.

“Como o serviço é mais complexo, acaba sendo mais demorado e ainda não temos uma previsão de término”, comentou o secretário ao afirmar que a obra também é realizada com recursos do município.

Readequação do projeto

A saída para acabar com a abandono do parque linear do córrego Valesburgo passa por uma readequação do projeto. Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura garante que a intenção é continuar com o processo de urbanização do local.

“A prefeitura pretende recuperar a tubulação e o parque linear, mas para tanto será necessário readequar o projeto para a devida contenção do terreno, que apresentou deslocamento de terra quando há chuvas mais fortes. Em parte do trecho foi feita a adequação. Porém como a Prefeitura não conta com recursos no orçamento para a obra completa terá que encaminhar projetos à Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e ao Governo Federal nesse sentido”, diz a nota.

No entanto, o município aguarda a liberação de convênios para retomar as obras.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole