Destaque

31052

Osvaldo Cruz tem índice muito baixo de vulnerabilidade social

Município cresceu 45% em qualidade na área social em uma década, segundo IPEA

Vista Aérea_Osvaldo Cruz Vista Aérea_Osvaldo Cruz

Quanto mais próximo a 1, menor é a vulnerabilidade social de um município. Este é o critério utilizado pelo  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para avalliar a cada dez anos o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) dos municípios.

Para os municípios que apresentam IVS entre 0 e 0,200, considera-se que possuem muito baixa vulnerabilidade social. Valores entre 0,201 e 0,300 indicam baixa vulnerabilidade social. Aqueles que apresentam IVS entre 0,301 e 0,400 são de média vulnerabilidade social, ao passo em que aqueles entre 0,401 e 0,500 são considerados de alta vulnerabilidade social. Qualquer valor entre 0,501 e 1 indica que o município possui muito alta vulnerabilidade social.

Osvaldo Cruz tinha o índice de 0,199 em 2010, cujos dados da pesquisa foram divulgados nesta semana. Em 2000 (data da última pesquisa) a cidade tinha índice de 0,288, ou seja, houve uma queda de vulnerabilidade social em dez anos de 45%, o que pode ser considerado um avanço.

O instituto explica que o IVS reúne 16 parâmetros, compostos por infraestrutura urbana, saúde, educação, renda e trabalho. Assim, quanto maior o índice, piores são as condições de vida da população. O estudo trabalha com o resultado dos 5.565 municípios brasileiros, de acordo com a medição realizada em 2010.

A definição de vulnerabilidade social em que o IVS se ancora diz respeito, precisamente, ao acesso, à ausência ou à insuficiência de tais ativos, constituindo-se, assim, num instrumento de identificação das falhas de oferta de bens e serviços públicos no território nacional.

 

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole