Destaque

36958

Júri de OC condena Geleião a 29 de cadeia por homicídio em presídio

O outro corréu foi absolvido do crime cometido em 2006

OSVALDO CRUZ - Depois de quase sete horas de julgamento, o Tribunal do Júri de Osvaldo Cruz condenou JOSÉ MÁRCIO FELÍCIO, o "Geleião" a 29 anos e 4 meses de cadeia pela morte de Nilton Tadeu dos Santos em 19 de novembro de 2006. O corréu, ALEXANDRE DOS SANTOS BUSSE, foi absolvido.

O julgamento começou às 9h30 e terminou por volta de 16 horas. Os jurados foram até a sala secreta às 15h25 e às 15h40 a juíza Mariana Sperb leu a sentença.

O réu José Márcio Felício recebeu pena base de 22 anos de reclusão, mas devido aos agravantes do caso e a ficha criminal de um dos fundadores da facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas e em outros estados, teve a pena aumentada para 29 anos e 4 meses.

O caso

No dia 19 de novembro de 2006, em hora não apurada, dentro da Penitenciária Compacta de Osvaldo Cruz, mais precisamente no raio 5, José Márcio Felício matou o sentenciado Nilton Tadeu dos Santos por estrangulamento.

Todos os envolvidos cumpriam pena na Penitenciária de Osvaldo Cruz quando os réus  resolveram matar a vítima porque esta não aceitou que sua esposa fosse utilizada para introduzir drogas dentro do presídio.

No dia do crime, por volta da hora do almoço, Geleião fez com que a vítima fosse conduzida até um dos banheiros das visitas e às portas fechadas matou Nilton por asfixia.

O réu teria simulado a ocorrência de um suicídio da vítima por enforcamento, mas a hipótese foi afastada pelos peritos que atuaram no processo. .

Forte esquema de segurança

A Polícia Militar, agentes de segurança da Secretaria de Administração Penitenciária e a Polícia Federal foram mobilizadas num forte esquema de segurança e acesso ao Fórum local desde às 6 horas de hoje. Apenas advogados e pessoas com credenciais tiveram acesso ao prédio.

As ruas ao redor do Fórum foram fechadas para trânsito de veículos e até o helicóptero Águia da Polícia Militar foi colocado à disposição do esquema.

Nenhum incidente foi registrado durante o julgamento.

Quem é Geleião?

José Márcio Felício dos Santos, o Geleião, é um dos fundadores do Primeiro Comando da Capital (PCC), mas desde 2002 ele é jurado de morte pela facção.

O PCC foi formado em 1993, possivelmente no dia 31 de agosto, no Anexo da Casa de Custódia de Taubaté, unidade de segurança máxima, conhecido “Piranhão”.

"Geleião" e "Cesinha", responsáveis pela aliança do grupo com a facção criminosa Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro. "Geleião" e "Cesinha" passaram a coordenar atentados violentos contra prédios públicos, a partir do Complexo Penitenciário de Bangu, onde se encontravam detidos. Considerados "radicais" por uma outra corrente do PCC, mais "moderada", Geleião e Cesinha usavam atentados para intimidar as autoridades do sistema prisional e foram depostos da liderança em Novembro de 2002, quando o grupo foi assumido por Marcos Willians Herbas Camacho, o "Marcola"

O local que acolhia prisioneiros transferidos por serem considerados de alta periculosidade pelas autoridades, e calcula-se que hoje tenha cerca de seis mil integrantes dentro do sistema penitenciário e outros 1,6 mil em liberdade, apenas no estado de São Paulo.

"Geleião" e um outro dissidente do PCC, Cesar Augusto Roriz, o Cesinha, morto em Avaré no presídio de segurança máxima em agosto de 2006, foram acusados de radicalismo e, fora do PCC, criaram o Terceiro Comando da Capital (TCC), uma facção rival da primeira.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole