Destaque

39197

Croorto: conheça mais sobre a Odontopediatria

Dra. Vanessa Maria Gimenes Gomes fala sobre o tratamento

Foto: Marcelo Mazaro Foto: Marcelo Mazaro

“A saúde começa pela boca”.

Em algum momento da sua vida, você já ouviu sobre isso. Agora, já parou para pensar que cuidar da saúde bucal é importante desde a infância?

Por isso, na Croorto de Osvaldo Cruz você conta com tratamento na área de odontopediatria, que é um ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças e adolescentes.

A especialidade tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção (o tratamento e o controle dos problemas da saúde bucal de bebês e crianças. A orientação deve começar desde cedo com os pais e estender ao longo do desenvolvimento da criança por meio de trabalho continuo de promoção da saúde bucal.Prevenir os problemas bucais enquanto bebês é evitar problemas futuros.

A criança e o adolescente devem receber orientações sobre escovações e dietas. Deve-se fazer o controle da placa bacteriana, aplicação tópica de flúor e selante (material usado para prevenção da cárie dentária). Mesmo quando a criança não se encontra com cárie, é importante os pais levarem ao dentista para uma avaliação preventiva de cáries e outros problemas bucais, recomenda-se que a cada 6 meses, os pais levem seus filhos para uma avaliação odontológica.

De acordo com a Dra. Vanessa Maria Gimenes Gomes, a Odontopediatria atua na prevenção e tratamento da carie dentaria, doença periodontal (problemas de gengiva), hábitos bucais (uso prolongado de mamadeira e chupeta, sucção de dedo, respiração bucal entre outros), alterações ocluais (de mordida), dieta e higiene oral do paciente.

O sucesso do tratamento depende de uma boa comunicação da Cirurgiã Dentista com a criança e o núcleo familiar, pois um vínculo de confiança mútua deve existir para que os ensinamentos do consultório sejam vividos no seu dia a dia, podendo assim crescer saudável e feliz.

 

Faixa etária

A faixa etária atendida pela odontopediatria compreende:

Primeira-infância: 0 a 6 anos de idade

Segunda-infância: 6 a 12 anos

Adolescência: dos 12 aos 18 anos.

 

Receio

A Odontopediatria tem um papel importante na vida da criança e uma das suas principais funções é trabalhar o emocional, ajudando a superar o medo e a aceitar o tratamento dentário sem estresse e sem deixar traumas (que uma das condições necessárias para que o indivíduo tenha um futuro bem mais tranquilo em relação à saúde bucal).

“O tratamento odontológico a crianças requer cuidados especiais, os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire algo desagradável”, destaca a Dra. Vanessa.

 

Dra. Vanessa Maria Gimenes Gomes

Formada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Dra. Vanessa Maria Gimenes Gomes, possui ainda:

Curso de Aperfeiçoamento em Odontopediatria no CPO de Presidente Prudente;

Curso de Atualização em Prótese Dentária no NECOdonto de Araçatuba;

Curso de Aperfeiçoamento em Dentística e Estética no COE de São José do Rio Preto, além de estar fazendo Especialização em Odontopediatria no Instituto Alexandre Ponte.

 

Dra. Vanessa Maria Gimenes Gomes – CRO 68.583, atende na Croorto localizada na rua Doutor Nicholson Taves, 363 – Osvaldo Cruz/SP, telefone (18) 3529-1660.

 

Atendimento para todas as idades.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole