Destaque

4063

Contabilidade: sem registro terão de fazer exame de suficiência

A partir do dia 1º de agosto de 2010, só poderão se registrar os profissionais que forem aprovados

TUPÃ - Está em vigor desde o último dia 11 de junho, a lei 12.249, que prevê alterações nos artigos 76 e 77, do Decreto-Lei 9.295, de 1.946, que criou o Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais de Contabilidade.
Depois de 64 anos de vigência e muito trabalho desenvolvido pelas lideranças contábeis, o Decreto/Lei, sancionado pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, em 27 de maio de 1946, teve modificados os artigos 2º, 6º, 12, 21, 22, 23 e 27. O parágrafo único do artigo 12 foi renumerado para parágrafo 1º.
 
O delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Luiz Dalmo de Carvalho, disse que a alteração da lei de regência da contabilidade, sancionada pelo presidente Lula, foi comemorada pelos profissionais que atuam no setor.
 
Dalmo explicou que, com base na nova lei, fica estabelecido o direito do CFC de emitir as Normas Brasileiras de Contabilidade, incluindo-se aí as Normas Internacionais de Contabilidade, adaptadas para o Brasil e emitidas pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).
 
A lei 12.249/2010 também institui o Exame de Suficiência para a obtenção de registro em Conselho Re-gional de Contabilidade, prova similar à realizada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e à qual se submetem os bacharelandos em direito.
 
O delegado Regional do CRC alertou que o CFC estabeleceu que até o dia 31 de julho deste ano, os contabilistas que ainda não estão registrados no CRC, poderão requerer os seus registros, sem necessidade do “exame de suficiência”.
 
A partir do dia 1º de agosto de 2010, só poderão se registrar os profissionais que forem aprovados no exame de suficiência, que será realizado ainda este ano.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole