Destaque

38109

Confira os principais eventos astronômicos de 2017

Se 2016 foi o ano das superluas, 2017 só haverá uma chance de observar esse fenômeno. Em compensação, haverá dois eclipses solares

Chuva de Perseidas poderá ser vista em agosto; foto da chuva em 2015. (Foto: Reprodução/Internet) Chuva de Perseidas poderá ser vista em agosto; foto da chuva em 2015. (Foto: Reprodução/Internet)

GERAL - Se 2016 foi o ano das superluas, em 2017 só vai haver uma chance de observar esse fenômeno. Em compensação, haverá dois eclipses solares.

Esse também é o ano da despedida da sonda Cassini, da Nasa, que explora o planeta Saturno há mais de 12 anos. Em setembro a sonda deve fazer um mergulho suicida na atmosfera do planeta transmitindo todos os dados que puder até seu último momento de existência.

Confira os principais eventos do ano:

Fevereiro

11 – Eclipse lunar – O fenômeno será visível durante a maior parte do leste da América do Sul, leste do Canadá, o Oceano Atlântico, Europa, África e Ásia ocidental.

“Trata-se de um eclipse penumbral, e, portanto, a Lua tem seu brilho pouco atenuado”, explica Maria de Fátima Saraiva do departamento de Astronomia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

26 – Eclipse anular do Sol. Será visível como parcial de quase todo o Brasil, com exceção da região Norte.

Abril

7 – Júpiter mais visível
“O planeta estará em oposição, ou seja, exatamente oposto ao Sol para nós aqui na Terra. Isso significa que ele estará o mais brilhante possível. Ele nasce a leste e poderá ser observado a noite toda”, explica Roberto Dias da Costa, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

16 a 25 – Chuva de meteoros Lirideas

Junho

15 –  É a vez de Saturno entrar em oposição e ficar mais visível

Agosto

7 – Eclipse parcial da Lua

12 e 13 – Chuva de meteoro Perseidas

21 – Eclipse Solar. O evento vai ser total apenas nos EUA. No Brasil, ele poderá ser visto como parcial para observadores nas regiões Norte, Nordeste e parte do centro-oeste

Setembro

15 – Último mergulho da sonda Cassini

Outubro

21 – Chuva de meteoros Orionídeas

Novembro

18 – Chuva de meteoro Leonídeos

Dezembro

4 – Única superlua do Ano

14 – Chuva de Meteoros Geminideos (Será visível na metade da noite, na direção da constelação de Gêmeos)

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole