Destaque

39449

Confira dicas de como cuidar bem de cães e gatos no inverno

Estação mais fria do ano requer atenção especial com os animais

O inverno está chegando e a Clínica Veterinária 4 Patas tem um recado muito importante: você que tem cachorro, ou gato, deve ficar muito atento, já que a estação mais fria do ano requer atenção especial com os animais.

Assim, para quem tem um bichinho de estimação, seja gato ou cachorro, sugerimos alguns cuidados simples durante o inverno:

- Todo animal deve ter uma caminha com cobertor ou manta para não se deitar diretamente no chão frio e um abrigo, de preferência, fechado.

- Passeios somente nos horários que não estiver ventando.

- Dar banhos com água morna e usar secadores profissionais para secar mais rapidamente o pelo dos animais, evitando que fiquem úmidos por muito tempo. Em alguns casos, pode-se recorrer a produtos especializados para o banho a seco.

- Vacine anualmente seu cão, principalmente contra a Gripe Canina, denominada de traqueobronquite, muito contagiosa entre cães nas épocas frias do ano.

 

Rinotraqueite

Para quem tem gatos, outra atenção importante é com a relação à Rinotraqueite.

Responsável por cerca de 45% das infecções respiratórias felinas, a rinotraqueite felina é uma doença causada por um vírus (herpes vírus felino tipo 1, ou apenas FeHV-1) e que atinge o trato superior dos gatos, geralmente se manifestando no primeiro ano de vida, não sendo contagiosa para humanos.

A rinotraqueite felina é uma doença que atinge tanto gatos selvagens quanto domésticos. É transmitida por contato direto, de forma bastante semelhante à nossa gripe, através de contato com as secreções do nariz ou olhos, também podendo ser transmitida indiretamente por espirros.

As fêmeas contaminadas com o vírus podem sofrer abortos e apesar de haver tratamento e desaparecimento dos sintomas entre uma e três semanas, uma vez contaminado o gato será sempre portador do vírus, podendo voltar a apresentar os sintomas durante outras fases da vida em situações de stress para o gato, que podem variar desde uma viagem até alguma outra doença que seja mais debilitante.

 

V5

Além disso, quem tem gatos deve ficar atento com as vacinas dos felinos.

Por isso, na Clínica Veterinária 4 Patas você conta vacina polivalente V5, que protege seu gato de cinco doenças: Panleucopenia, Complexo da Gripe (Rinotraqueite, Calicivirose, Clamidiose) e Leucemia. É a mais completa do mercado.

O que diferencia esta das outras é a proteção contra a Leucemia Felina, que é uma doença grave e incurável, ela tem caráter imunossupressor, ou seja, predispõe o felino a adquirir diversas outras enfermidades, também chamada de AIDS felina.

 

Em caso de dúvidas, procure a Clínica Veterinária 4 Patas, que fica na avenida Brasil, 1.382 – Centro.

Fone: (18) 3528-2296 / Celular (clínica): (18) 99694-4722.

 

Colaboraram para a matéria (CRÉDITO OBRIGATÓRIO):

http://www.royalcanindobrasil.com.br/pet-news/cuidados-para-caes-e-gatos-no-inverno/

http://www.cachorrogato.com.br/gato/rinotraqueite-felina/

http://amigodepatas.vet.br/vacinas/polivalente%20felina.htm/

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole