Destaque

39546

Cenaic faz ação de orientação sobre o exame Papanicolau

Trabalhos aconteceram em parceria com o Supermercado Bandeiras, e foram realizados pelos alunos do curso de Auxiliar de Farmácia

OSVALDO CRUZ - Os Alunos do curso de Auxiliar de Farmácia do Centro Nacional Integrado de Cursos (Cenaic), de Osvaldo Cruz, em parceria com o Supermercado Bandeiras, realizaram no último sábado, 13, mais uma ação social em prol da comunidade.

Em virtude da passagem do Dia das Mães, ocorrida no último domingo, 14, houve a distribuição de panfletos com orientações sobre o exame preventivo do Papanicolau.

Além disso, as mulheres também foram orientadas sobre a importância da Mamografia.

Durante a ação, houve a realização de prestação de serviços como aferição de pressão, e realização de testes de glicemia.

Confira as fotos da ação social clicando neste LINK 

O Cenaic está com matrículas abertas para seus cursos. Entre em contato através dos telefones: (18) 3528-4004 ou (18) 99747-4384.

Exame do Papanicolau

O Papanicolau é um exame que deve ser prioridade de todas as mulheres sexualmente ativas.

Mulheres que já tiveram atividade sexual e têm entre 25 e 64 anos devem fazer o exame periodicamente.

Mulheres grávidas também podem fazer o exame a não ser que tenham restrições médicas.

O ideal é realizá-lo uma vez por ano.

O exame preventivo, como também é chamado, é imprescindível para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e ter assim um tratamento com mais chances de sucesso.

Pode também ajudar a prevenir o HPV, porém existem exames auxiliares na detecção desta doença.

Mamografia

O principal exame de rastreamento do câncer de mama, a mamografia, ainda não é realizado anualmente por grande parte das mulheres, afirmam os especialistas.

Consultar um médico regularmente e, a partir dos 40 - ou antes, se for uma paciente de risco - realizar a mamografia todos os anos é uma medida simples e eficaz, que contribui com o diagnostico precoce.

O resultado da mamografia indicará se há necessidade de complementação com outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética. As mamas são muito heterogêneas e diferentes, tanto pela composição do tecido, quanto pelo formato.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que as mulheres iniciem a mamografia a partir dos 40 anos, com periodicidade anual, até os 69 anos. Para quem tem casos de câncer de mama na família, a idade deverá ser antecipada e deve-se manter um acompanhamento clínico especializado. Homens também podem ter câncer de mama, mas a realização da mamografia é recomendada apenas em caso de suspeita.

O Cenaic conta com três unidades na região:

ADAMANTINA
Rua Alameda Navarro de Andrade, 745 – Centro
(18) 3522-4199

OSVALDO CRUZ
Rua Rodolfo Zaros, 411 – Centro
(18) 3528-4004

TUPÃ
Rua Guianazes, 1.110 – Centro
(14) 3441-2025

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole