Cultura e Lazer

35954

Prefeitura de Presidente Prudente cancela a 23ª edição do Fentepp

Um dos motivos é a queda na arrecadação municipal. Evento estava previsto para ocorrer de 19 a 27 de agosto

Foto: Arquivo jornal O Imparcial Foto: Arquivo jornal O Imparcial

PRESIDENTE PRUDENTE - A Prefeitura de Presidente Prudente, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, comunicou nesta quarta-feira (10), o cancelamento da 23ª edição do Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (Fentepp), que estava previsto para acontecer de 19 a 27 de agosto de 2016.

Conforme nota enviada pela prefeitura, a atual crise econômica impede que a 23ª edição se realize. “A premente contenção de investimentos se faz em todos os setores, pois a arrecadação caiu e serviços básicos do poder público não sofram uma queda na sua qualidade de atendimento, as escolhas são necessárias na administração pública”.

A prefeitura ainda informou que “este ano, o governo do Estado anunciou sua retirada na participação do festival, pois era peça fundamental para complemento deste festival. Assim, foi necessário o cancelamento do evento em 2016 na expectativa de sua retomada em 2017”, segundo a nota.

O Fentepp existe há 30 anos em 22 edições. Ao longo dessas realizações conquistou parceiros como entidades públicas e privadas que colaboraram para sua história. O reflexo dessa situação foi o interesse demonstrado este ano, alcançando 25 estados brasileiros em 750 inscrições de grupos, companhias e coletivos teatrais, conforme a prefeitura.

“Esperamos o entendimento de todos, e, em um momento oportuno, contarmos com a participação dos grupos, companhias, coletivos e artistas teatrais que muito contribuíram para essa trajetória do festival”, finaliza a nota.

Estado

Por meio de nota, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo informou que “há dois anos vem orientando a Prefeitura de Presidente Prudente a inscrever o Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente na Lei Rouanet e no programa estadual de incentivo à cultura – o ProAC – a fim de garantir recursos para a realização do evento.

A nota afirma ainda que “a secretaria inclusive ofereceu apoio na busca de patrocinadores, entendendo que o festival é importante não apenas para a região, mas para todo o Estado de São Paulo. Outros festivais de arte apoiados pelo estado recebem recursos por meio desse procedimento”.

Ainda segundo o estado, “até o momento, no entanto, o projeto do Fentepp não foi protocolado junto ao ProAC, que tem total de R$ 100 milhões em recursos para o ano de 2016”.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole