Cultura e Lazer

32129

Orquestra do Sesi com João Carlos Martins faz um dos maiores espetáculos da história de OC

Sem precedentes, apresentação emocionou o público neste domingo

OSVALDO CRUZ - Perto de 900 pessoas acompanharam neste domingo (22) um dos maiores (se não o maior) espetáculos de música da história de Osvaldo Cruz: a Orquestra Filarmônica Bachiana do Sesi-SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins.

Por cerca de uma hora, o público acompanhou números musicais clássicos e populares de alguns dos maiores compositores da história, não esquecendo dos brasileiros Tom Jobim e Adoniran Barbosa na quadra da escola Sesi local.

"Quero percorrer o Brasil, como propôs Villa Lobos, de norte a sul num trajeto em forma de coração, levando música clássica para os quatro cantos do país", disse em entrevista exclusiva ao Portal Ocnet, o maestro João Carlos Martins.

Formada em 2006, a Orquestra do Sesi encerrou em Osvaldo Cruz uma pequena turnê regional. Nos dois dias anteriores os músicos se apresentaram em unidades do Sesi em Regente Feijó e Alfredo Marcondes. "Para mim é uma alegria sempre poder tocar em cidades menores, como é o caso dessas três que nos apresentamos por esses dias. O carinho do povo brasileiro é incomparável", acrescentou o maestro Martins.

A orquestra é formada por 25 profissionais e mais 45 jovens músicos e executou o concerto com o maestro João Carlos Martins na regência e em alguns números também ao piano. Durante sua apresentação, a Filarmônica do Sesi destaca jovens talentos revelados a partir do trabalho do maestro João Carlos Martins.

"Esses músicos já se apresentaram em alguns dos maiores teatros e casas de espetáculo do mundo. Ao mesmo tempo eles têm a oportunidade de realizar um trabalho social e também conhecer o Brasil", destacou João Carlos Martins.

O maestro escolheu a música "Trem das Onze", de Adoniram Barbosa, para encerrar a apresentação da orquestra e em homenagem ao público de Osvaldo Cruz.

Osvaldo Cruz recebeu um dos maiores músicos brasileiros

O maestro João Carlos Martins é considerado um dos maiores músicos brasileiros. Ele ficou conhecido mundialmente como  um dos grandes na execução da obra de Bach, mas teve que abandonar a carreira de pianista por uma sequência de acidentes e problemas físicos.

De pianista, João Carlos Martins estudou regência e canalizou seu trabalho na formação de músicos e grande atuação social pelo Brasil.

"Sinto-me profundamente orgulhoso de estar em Osvaldo Cruz. Já fui em cidades de 3 mil habitantes onde apenas o circo havia chegado. Se todos os artistas saírem de suas 'torres de marfim' e certamente a cultura brasileira estaria em outro patamar e o povo também", completou.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole