Cultura e Lazer

24819

OC recebe Sesc Artes no final de semana

Programação leva dança, cinema, circo e teatro a espaços públicos

OSVALDO CRUZ - O Circuito Sesc de Artes chega à região de Presidente Prudente e traz a cinco municípios uma programação extensa, com atrações que envolvem dança, cinema, dança, circo, literatura e diversas outras áreas. Todos os eventos são gratuitos e visam intervir positivamente no cotidiano de cidades do interior e democratizar o acesso à cultura por meio de trabalhos de qualidade em diversos segmentos artísticos.

Em Lucélia, Osvaldo Cruz e Presidente Venceslau, o circuito passa na sexta-feira (25), sábado (26) e domingo (27), respectivamente. Na dança, a atração é “Na Pisada do Carnaval”, com Helder Vasconcelos e Boi Marinho, do Pernambuco. O espetáculo apresenta a união de duas danças típicas brasileiras: o bumba-meu-boi e o cavalo marinho, acompanhados de oito baixos, percussão, trombone, trompete e vozes.

No cinema, a “Intervenção Cinematográfica” Cine Olho remete às primeiras exibições do cinema mudo a partir de trechos de filmes realizados de 1896 a 1930. A instalação leva três caixas com um pequeno furo por onde o público pode observar cenas inusitadas, como os primeiros beijos, os primeiros monstros e os primeiros efeitos especiais.

A “Família Milan e o Gran Circo Graraná com Rolha”, com a trupe Circo Nosotros, de São Paulo, é outra opção. Inspirados pelas trupes que rodavam o Brasil e a Europa em meados dos séculos XIX e XX, personagens de uma família circense, representados por dois atores acróbatas, se encontraram para realizar números cômicos pouco apresentados pelos circos da atualidade, como acrobacias de força e destreza, passando pelo equilíbrio, até voos de bicicleta em pleno picadeiro.

O Lume Teatro, de São Paulo, leva aos municípios a peça “La Scarpetta”. Nela, o palhaço Teotônio tenta realizar tarefas sem perder o prazer e a capacidade de brincar. Além disso, trata da essência de ser palhaço, capaz de transformar grandes erros em grandes espetáculos. Ele contorna dificuldades e ressurge sempre novo, driblando os erros e transformando tudo em alegria.

Na música, o show é de Pedro Luís, diretamente do Rio de Janeiro, com participação especial da cantora Bruna Caram. O fundador do Monobloco e do grupo Pedro Luís e a Parede revisita suas composições que foram gravadas por vozes femininas ao lado de Bruna. No repertório, “Noite Severina”, conhecida pela interpretação de Elba Ramalho, e “A Medida do meu Coração”, de Maria Rita.

Mais cidades

Já em Presidente Epitácio e Adamantina, o Circuito Sesc de Artes ocorre no sábado (26) e domingo (27), nesta ordem. A programação é diferente dos demais municípios e conta com o “Poema de Uma Linha Só”, do Coletivo Unsquepensa, de São Paulo, como atração de literatura. Nela, em uma faixa de tecido que se desenrola em carretel gigante, as pessoas são convidadas a continuar a frase ou o verso anterior, escrevendo um grande poema coletivo. A intervenção, que se espalha por árvores, móveis, postes e o que estiver ao redor, é inspirada no escritor matogrossense Manoel de Barros.

“Espiando Pequenas Histórias – Trilogia Eiró em Caixas”, dos Ciclistas Bonequeiros, é a opção de intervenção teatral. Os artistas, em três bicicletas equipadas com caixas de madeira semelhantes às máquinas fotográficas nas décadas de 40 e 50, apresentam pequenos espetáculos com bonecos, cenários e objetos em miniatura. Relacionadas ao tema liberdade de expressão, as histórias são independentes e assistidas separadamente em sessões de três a cinco minutos cada.

No teatro, “Um Fusca em Con(s)certo”, da Comapanhia Rodamoinho, de São Paulo, é a atração. A peça ocorre em um veículo de 1983, que também é cenários e tema principal da trama vivida por três amigos que decidem rodar o país, mas o automóvel quebra antes da aventura começar e é preciso consertá-lo. Em meio a confusões e situações engraçadas, o conserto vira um concerto que mistura sons do veículo e de instrumentos.

Cinco músicos engraçados tentam executar um concerto musical com um amplo e variado repertório, que abrange arranjos musicais relacionados às manifestações populares e eruditas. Regido por um palhaço que destrói o rigor necessário para a execução formal de um concerto, o espetáculo “Concerto da Lona Preta” é composto por divertidos jogos de palhaçaria. Esta é a atração circense que passará pelos municípios.

Já o VJ Suave projeta imagens nos espaços urbanos, muros, árvores e paredes no projeto “Suaveciclo”, por meio de um triciclo adaptado usado como suporte e ferramento para o evento de artemídia. As projeções são sempre acompanhadas por música ambiente. O VJ é parceiro da artista Cecilia Soloaga que, juntos, criaram o movimento “Mais Amor Por Favor”, que ganhou as ruas brasileiras.

Por fim, os municípios recebem “Sandálias de Jorge”, em que a banda paulistana Sandália de Prata, conhecida por seu samba-rock, homenageia Jorge Ben Jor, um dos ícones da música negra brasileira. No show, o grupo revisita e interpreta clássicos como “Alcohol”, “Menina Mulher da Pele Preta”, “Umbanaraúna”, “W/Brasil”, entre outros.

O circuito tem também uma programação online, com conteúdo exclusivo publicado diariamente, a fim de possibilitar que o público interaja com fotos e comentários. As atividades e os detalhes do evento completo estão disponíveis no site do Circuito Sesc de Artes.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole