Cultura e Lazer

3773

Desfile cívico atrai público de 10 mil na avenida Brasil

Parada cívico-militar teve presença de escolas, instituições, corporações e banda do Exército de Lins

A população de Osvaldo Cruz compareceu em massa na manhã deste domingo, 6, na avenida Brasil para assistir o desfile cívico-militar em comemoração aos 69 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

 

Nem mesmo o frio desanimou as 10 mil pessoas que se espremiam nas calçadas ao longo da via para acompanhar o evento, que teve início a partir das 9 horas com a apresentação de atiradores dos Tiros de Guerra de Dracena, Adamantina e Osvaldo Cruz e soldados da banda militar do Exército de Lins. Em seguida, o público presenciou a passagem dos veículos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

 

“O desfile cívico-militar representa uma integração muito legal da sociedade que resgata a tradição da cidade, reforça o civismo da população e traz a alegria que as pessoas merecem”, comentou o presidente da comissão de festividades de aniversário da cidade e vice-prefeito Luiz Antônio Gumiero.

 

Quatro Estações

 

Na sequência, a equipe de escoteiros do Clube de Desbravadores ‘Luzeiros d’Oeste’, entidade ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, se apresentou seguida das crianças da rede de educação infantil e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que, dentro do tema do evento deste ano, “As Quatro Estações”, representaram a Primavera. 

Representando o Verão, desfilaram os alunos das escolas Max Wirth, Rosa Ruth Ruggia Martins, Carmen Nápoli de Castro, Getúlio Vargas e Alice Bernardes Silva. O Outono foi apresentado pelos alunos das escolas estaduais Osvaldo Martins e Dom Bosco e também do Colégio Cooperativo e SESI.

 

Os estudantes das escolas estaduais Benjamin Constant e Maria Aparecida Lopes e ainda do Colégio Cooperativo, Posicruz e ETEC Amin Jundi desfilaram caracterizando a estação mais fria do ano: o Inverno - relembrando, inclusive, a “geada negra” de 1975 que destruiu grande parte dos cafezais da região e acelerou o processo de êxodo rural. 

“Nós precisamos olhar o meio ambiente com muito carinho porque ele precisa de atenção para a nossa sobrevivência, por isso criamos o tema ‘As Quatro Estações’, para enfocar o meio ambiente”, disse Maria Leny Scramin, da comissão organizadora do desfile, que ressaltou a exposição de projetos desenvolvidos na Escola Municipal de Educação Ambiental, do bairro Lagoa Azul, no evento.

 

Bandas e projetos sociais 

O desfile cívico de aniversário da cidade foi abrilhantado pela música e pelas belas dançarinas das bandas e fanfarras de Osvaldo Cruz e região. 

A escola estadual Benjamin Constant levou para a avenida a fanfarra reativada este ano. Participaram ainda as bandas marciais de Sagres e de Emilianópolis, que levaram afinação e harmonia para a apresentação ao público. 

A Banda Marcial Municipal Maestro Alberto Giampietro, de Osvaldo Cruz, fechou as apresentações musicais com seus instrumentos e coreógrafas ao som de “Parabéns pra Você” e do hino da cidade.

 

Integrantes de projetos sociais como o “Escola da Família”, com seus violeiros, “Segundo Tempo” e “Arte de Rua Kids” também se fizeram presentes na mais tradicional festa comemorativa do aniversário da cidade.

 

Para encerrar o evento, desfilaram pela avenida os novos veículos da frota municipal, jipeiros e cavaleiros do município.

 

Autoridades e personalidades

 

Osvaldo Cruz foi prestigiada com a presença de diversas autoridades. Ao lado do prefeito Valter Luiz Martins, da primeira-dama Marilza Cavallini Martins, do vice Luiz Antônio Gumiero e dos vereadores, se fizeram presentes o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) e os federais Edson Aparecido (PSDB), Jorginho Maluly (DEM) e Dr. Talmir Rodrigues (PV).

Secretários e diretores municipais, prefeitos de cidades vizinhas e autoridades eclesiásticas locais como o pároco Marcos Leite de Azevedo e o reverendo Ari Botelho, da Igreja Presbiteriana Independente, também estiveram no palanque, assim como o ex-radialista e pintor osvaldocruzense Osmar Santos, entre outras personalidades. 

Totem

 

No encerramento da festividade, as autoridades inauguraram um totem eletrônico de contagem regressiva dos dias para as festividades de 70 anos de Osvaldo Cruz, que será comemorado em 6 de junho de 2011.

 

O painel fixado na praça Lucas Nogueira Garcez, no centro da cidade, marca o número de dias que faltam para o dia dos 70º aniversário do município.

 

“Grandes eventos, grandes conquistas e grandes inaugurações são para que a gente possa compartilhar a nossa alegria com toda a população e é dessa forma que queremos comemorar, trabalhando, continuando a luta e agradecendo aqueles que já passaram por aqui e ajudaram a construir a nossa cidade”, completou o prefeito Valtinho.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole