Cultura e Lazer

28948

Circuito Sesc de Artes traz série de atividades artísticas para Osvaldo Cruz

Espaços públicos serão palco de linguagens como literatura, arte e tecnologia, música, teatro, circo e dança

Teatro Anônimo Teatro Anônimo

OSVALDO CRUZ - Osvaldo Cruz é uma das cidades que receberá este ano o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc e que visa democratizar o acesso à cultura nas cidades do interior, levando diversas atividades artísticas para as praças de munícipios que não possuem unidades operacionais da instituição.

Na cidade, atendida pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, as atividades ocorrem no dia 9 de maio, sábado, a partir das 17h,  na Avenida Brasil (em frente à Igreja Matriz).

As atividades que passarão por Osvaldo Cruz também estão definidas: a música ficará por conta do Samba do Baú convida Tereza Gama; “Otelo e a Noiva de Veneza”, da Cia. Lona de Retalhos, garante o teatro; o circo será “Roda Saia Gira Vida”, com o Teatro de Anônimo; o grupo Gestos Sonoros traz o “Bloco Sonoro” e conduz a dança; na arte e tecnologia “Formas Corporais – Glitch”, de Pedro Rocha e Ricardo Palmieri, fazem a atividade high-tech; e a literatura ficará por conta da Muda Práticas Culturais e Educativas com a “Ocupação Literária – Leve Livro”.

O Circuito é uma ação itinerante, realizada em parceria das Prefeituras Municipais e do Sincomércio, cuja programação apropria-se de espaços públicos como ruas, praças e parques e apresenta grupos de diferentes vertentes.

Segundo a gerente do Sesc Presidente Prudente, Renata Salvador, o Circuito traz a possibilidade de quebrar o cotidiano e estimular os sentidos da população por meio da interação. “Uma programação diversa e provocativa que estimula ideias e formas de sentir e pensar. O Circuito Sesc de Artes democratiza a cultura e propõe a integração entre as mais diferentes manifestações artísticas e o público espectador. É uma oportunidade de articular arte, democracia e cidadania”, explica.

Nessa edição, 106 cidades do interior de todo o Estado São Paulo serão percorridas em diferentes roteiros. Além da programação que é apresentada às sextas, sábados e domingos, o Circuito também acontece na internet, pelo endereço http://circuito.sescsp.org.br/, que traz conteúdos exclusivos, publicados diariamente, apresentando a identidade de cada cidade por meio de histórias.

Confira a sinopse completa das programações para Osvaldo Cruz:

Música

Samba do Baú convida Tereza Gama

O Projeto apresenta sambas de raiz com interpretações e histórias das músicas. O grupo coloca um baú em frente ao palco e o público pode depositar nele pequenos pedaços de papel com pedidos de músicas que desejam ouvir. Em alguns intervalos de tempo, o baú é aberto e os pedidos executados. Tereza Gama, vocalista da banda, possui trabalhos solos e um CD de samba intitulado “Aos mestres com carinho”, que foi aclamado pela crítica e público.

Teatro

Otelo e a Loira de Veneza

Cia. Lona de Retalhos (SP)

O espetáculo apresenta uma dramaturgia a partir da obra shakespeariana. A história de Otelo é relatada por vendedores ambulantes, em meio a músicas narrativas, que busca trazer à tona questões que cercam a criação da identidade brasileira. Em uma narração bem humorada, assuntos como preconceito, ciúme e inveja são retratados.

Circo

Roda Saia Gira Vida

Teatro de Anônimo (RJ)

Com mágicos, malabaristas, mulher barbada, perna-de-pau, domador de leões e atirador de facas, o espetáculo brinca com o imaginário e o universo circense por meio de uma vivência intensa das técnicas, no intuito de trazer a simplicidade e a delicadeza como referências do circo.

Arte e Tecnologia

Formas Corporais - Glitch

Pedro Rocha e Ricardo Palmieri (SP)

Trata-se da instalação de uma máquina sensorial apta para dialogar com todos públicos. Nela, é possível configurar durante o percurso, experiências que exploram o potencial do erro como expressão estética e poética, no qual os participantes atuam como reagentes ativos que alimentam a instalação de variadas formas.

Literatura

Ocupação Literária – Leve Livro

Muda Práticas Culturais e Educativas

O projeto leva livros com a proposta de troca de histórias do lugar onde a ação está sendo feita. A Ocupação Literária visa aproximar o livro das pessoas, ativando a memória e a reflexão sobre os espaços urbanos e, principalmente, formando leitores.

Dança

Bloco Sonoro

Gestos Sonoros (SP)

O grupo Gestos Sonoros convida bailarinas para dançar. O movimento é improvisado a partir da música e da relação com o ambiente. Som e movimento inspiram, expiram e transpiram no espaço. Um bloco harmônico feito em atos e contatos.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole