Cultura e Lazer
48220'La casa de papel' estreia em sua 3ª Temporada hoje na Netflix
Milionários e vivendo em pequenos paraísos, os integrantes do grupo se juntam para resgatar Rio, capturado após uma burrada
NACIONAL -Com sua terceira temporada lançada nesta sexta (19), “La casa de papel” vive um paradoxo: ela tem tudo o que as antecessoras não tinham. Para o bem e para o mal.
Com excessos perdoáveis pelo carisma dos personagens e a adrenalina da missão, a série de orçamento limitado produzida pela emissora espanhola Antena 3 virou sucesso mundial ao entrar na Netflix em 2017. Precisava de uma continuação? Não. Mas é difícil ignorar a projeção que ela ganhou.
Em uma das cenas, o Professor (Álvaro Morte) mostra ao grupo imagens de protestos pelo mundo com as máscaras de Dali e o macacão vermelho como símbolo do sucesso. A produção usou imagens de protestos reais, inclusive no Rio de Janeiro.
Na nova casa, há mais recursos: segundo o criador da série, Alex Pina, eles gravaram sem limite de orçamento por episódio. O resultado está em dois aspectos:
- O salto de qualidade técnica, com cenas filmadas por muitos ângulos;
- E na expansão do cenário claustrofóbico da casa da moeda, com passagens por Panamá, Argentina, Indonésia, Filipinas e Itália.
Mas há uma perda substancial: o fator surpresa. A missão agora não é tão instigante. Milionários e vivendo em pequenos paraísos, os integrantes do grupo se juntam para resgatar Rio, capturado após uma burrada.
A prisão e a tortura de Rio são transformadas pelos personagens em uma afronta aos direitos humanos. A partir de então, partem em uma incursão contra o estado todo poderoso, exigem um advogado e um julgamento sob a lei para ele.
É um tema importante, mas não tem o mesmo apelo que a justiça social pregada na primeira temporada. Para negociar com o estado, eles invadem o Banco da Espanha, onde está guardado o ouro do país. E aí há uma dinâmica muito explorada pela série: reféns assustados, assaltantes atrapalhados e o xadrez agoniante entre o Professor e a polícia.
O que encantava no começo agora cansa. E ficam evidentes alguns excessos: a maioria das atuações é afetada, os personagens têm uma capacidade enorme de fazer besteira, a trilha sonora está dois tons acima e a missão é impossível demais. A temporada não é linear, com viagens que levam a pelo menos sete momentos diferentes no espaço de cinco anos.
Acertos
Mas há acertos. A chegada de novos personagens dinamiza a equipe e renova o fôlego. E as muitas viagens no tempo alteram o tom da série e são parte de um esforço de trazer profundidade, com exploração da origem e dos sentimentos dos personagens.
Quem mais se destaca nessa jogada é Berlim. Morto no fim da segunda temporada, o personagem aparece em flashbacks que narram a descoberta de sua doença e como ele criou o plano agora posto em prática pelo grupo. Em locações bonitas pela Itália, o personagem está em seu melhor estilo bon-vivant, cheio de deboche. inteligência e sensibilidade.
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