29733

Rinópolis: breguedé, a coxinha que deu errado

Prato leva mandioca, cheiro verde, farinha de trigo e pimenta do reino

RINÓPOLIS -  Em Rinópolis, um bolinho virou sucesso na cidade: o breguedé. A dona de casa Cacilda Tomaz Celine é uma das que sabem fazer a receita. Ela aprendeu com os colegas da igreja durante as festividades. Segundo o que ela relata, o prato surgiu após uma tentativa frustrada de fazer coxinha. A sugestão dela é comer o bolinho com uma cerveja gelada. Confira:

Ingredientes
- 1 kg de mandioca cozida e processada
- 2 ovos
- Cheiro-verde
- ½ xícara de café de óleo
- Farinha de trigo
- 1/2 kg de farinha de rosca
- Pimenta do reino
- Sal a gosto

Modo de preparo
Coloque a mandioca processada em uma bacia e acrescente dois ovos, sal, pimenta e o cheiro verde. Sove a massa e coloque farinha de trigo aos poucos, até chegar ao ponto de não grudar na mão. Enquanto isso, deixe uma panela com água fervendo.

Para fazer as unidades, pegue a massa e faça como se preparasse um nhoque: enrole em tiras e depois corte em bolinhas. Em seguida, coloque aos poucos na água que está fervendo. Depois que a bolinha subir, tire-as e coloque em um escorredor de macarrão.

Coloque as bolinhas dentro de uma bacia e passe por água fria, para que ocorra um choque térmico. Deixe escorrer bem. Na sequência, coloque as bolinhas na farinha de rosca para empanar. Use uma peneira para escorrer todo o excesso da farinha de rosca.

Deixe o óleo esquentar enquanto termina de empanar os bolinhos na farinha de rosca. Coloque os bolinhos para fritar até ele vai ficar “bem amarelinho” até subir no óleo. Depois tire e coloque em uma assadeira com papel toalha.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole