19412

Nutricionistas dão dicas sobre consumo de chocolate

Profissionais destacam benefícios, mas recomendam evitar excessos

NACIONAL - Na época da Páscoa, sempre existe o risco de excessos no consumo de chocolate. As nutricionistas do Hospital do Servidor Público Estadual Maria de Lourdes Nascimento e Fernanda Mello fazem alguns alertas para prevenir problemas de saúde.

“Por ser um alimento altamente energético, com alto índice de açúcar e gorduras, o consumo excessivo aumenta o risco de sobrepeso e obesidade”, lembra a profa.dra. Maria de Lourdes.

Além disso, pode contribuir para o aparecimento de fatores de risco para doenças cardiovasculares (hipercolesterolemia e/ou hipertrigliceridemia) e outras doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes.

O chocolate, no entanto, traz benefícios para a saúde. O chocolate amargo, feito com grãos de cacau torrados sem adição de leite, contém alto teor de flavonóides, antioxidantes que reduzem riscos de doenças cardiovasculares. É fonte de gorduras monoinsaturadas, que são consideradas "gorduras do bem", porque protegem as artérias, elevam o bom colesterol (HDL) e diminuem o colesterol ruim (LDL).

Ele também é rico em minerais como o manganês, o potássio e o magnésio, e em vitaminas do complexo B, além de conterem traços de ferro e cobre.

Embora não exerçam grande influência sobre o comportamento humano, são descritas sensações de bem-estar associadas ao consumo do chocolate e atribuídas à presença de metilxantinas (estimulantes) e ao aumento da produção de feniletilamina, substância do grupo das endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar.

No caso dos portadores de diabetes, a nutricionista recomenda o consumo do chocolate diet, composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol e sacarina (usados em substituição ao açúcar) e vanilina.

“Mas são altamente calóricos e por isso devem ser consumidos com moderação”, aconselha Fernanda.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole