18452

Especialistas ensinam como fazer um churrasco mais saudável

O churrasco está quase sempre relacionado a comemorações e encontros entre amigos e familiares

NACIONAL - O churrasco é um dos eventos sociais preferidos dos brasileiros. Desde sua origem no Rio Grande do Sul - era uma opção prática para os vaqueiros - a carne assada em brasas ganhou novos acompanhamentos e, por consequência, mais calorias. Mas quem se preocupa com a saúde não precisa fugir do espeto: basta fazer as escolhas certas e controlar as quantidades.

"A carne faz parte da dieta humana e é uma fonte importante de nutrientes e vários minerais como ferro e vitaminas como a B12. Porém, ela deve fazer parte de uma alimentação equilibrada", explica o nutrólogo Paulo Henkin, Chefe do Serviço de Nutrologia do Hospital Ernesto Dornelles, de Porto Alegre e membro da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Veja as dicas:

 - ESCOLHA AS CARNES MENOS GORDUROSAS - a hepatologista e gastroenterologista Mônica Viana, do instituto que leva seu nome, diz que na hora de se escolher a carne é melhor dar preferência às mais magras, como filé mignon, peito de frango sem pele, linguiça de frango e peixes como salmão e pescada. O nutrólogo Paulo Henkin, do Hospital Ernesto Dornelles, de Porto Alegre, e membro da Abran, também lembra que é importante tirar a gordura da porção escolhida. "A gordura na carne fica visível, é muito fácil retirá-la", diz.

- FONTES DE ENERGIA - A nutricionista Thatyana Freitas diz que, apesar do alto teor de gorduras saturadas, as carnes são boas fontes de proteína, necessárias para o crescimento e manutenção do corpo humano. "São também fontes importantes de ferro e de vitamina B12, que participa da formação das células vermelhas do sangue. Outros nutrientes encontrados são fósforo, zinco e magnésio, que são essenciais para formação da nossa estrutura corporal, memória e imunidade";

- TIPOS DE CARNE - A nutricionista Thatyanna Freitas diz que as carnes com maior quantidade de gordura são: picanha, fraldinha, contrafilé, cupim, linguiça e costela. As com menor teor são as aves (sem pele), filé mignon, alcatra, maminha, lagarto e músculo.

- DEIXE A CARNE MAIS LONGE DA BRASA - durante a preparação do churrasco, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias com alto potencial cancerígeno. Para não se correr o risco, é melhor não comer esse tipo de prato todas as semanas. O nutrólogo Paulo Henkin, do Hospital Ernesto Dornelles, diz que o ideal é assar a carne a uma distância maior da brasa. "Nos Estados Unidos, por exemplo, costumam assar a um palmo da brasa. Isso é muito ruim. O ideal é que fique de 50 a 80 cm do fogo. Demora um pouco mais, mas, então, comece mais cedo".

- CUIDADO COM O TRADICIONAL PÃO COM ALHO - o nutrólogo Paulo Henkin, do Hospital Ernesto Dornelles, lembra que muitas vezes as pessoas já começam o churrasco de forma errada. "Elas comem pão com alho, feito com margarina. Um erro, pois ela é ainda pior que a gordura da carne". A gastroenterologista Mônica Viana, do instituto de mesmo nome, acha melhor evitar o alimento. Também pode-se optar por um pão light com fibras.

- SE VOCÊ TEM GASTRITE, CUIDADO COM O VINAGRE - ele contém ácido acético que é irritante para o estômago e pode causar desconforto para quem já tem algum problema. "Não é todo mundo que pode consumi-lo. O ideal é trocá-lo pelo limão que possui ácido cítrico que não irrita o estômago, a menos que a pessoa tenha alguma doença", diz o médico nutrólogo Paulo Henkin, do Hospital Ernesto Dornelles. A gastroenterologista Mônica Viana também diz que pessoas com doença do refluxo gastroesofágico ou gastrite não devem consumir vinagrete.

- REINVENTE A FAROFA - a gastroenterologista Mônica Viana diz que é melhor evitar. "Porém, se quiser mesmo comer farofa, faça uma outra versão, substituindo a farinha de mandioca por biscoito de água e sal integral triturado no liquidificador. Acrescentar azeite de oliva e sal diet", ensina. Já o nutrólogo Paulo Henkin, do Hospital Ernesto Dornelles, alerta para um mito perigoso: algumas pessoas dizem que a farofa absorve o colesterol da carne. "A farofa não faz diferença alguma", avisa.

- CUIDADO COM A SALADA DE MAIONESE - trocar a salada de maionese por uma de folhas verdes com legumes e grãos, como grão de bico, é uma opçõa bem mais saudável, indica o nutrólogo Paulo Henkin, do Hospital Ernesto Dornelles. Já a gastroenterologista Mônica Viana afirma que é possível fazer uma versão mais saudável: "Mas pode ter menos calorias se os ingredientes forem ovo, rico em ômega 3; óleo de canola ou girassol, em menor quantidade; mostarda enriquecida com peito de peru; cenoura; uva passa; maçãs ou peito de frango desfiado", ensina.

- APOSTE NO GRÃO DE BICO - trata-se de uma leguminosa rica em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. No churrasco pode substituir o arroz ou ser acrescentado na salada de folhas verdes, em substituição à de vinagrete.

- CUIDADO COM O EXCESSO DE CARBOIDRATOS - procure não misturar arroz, batata e pão, pois são todos carboidratos. Escolha apenas um deles. E se for possível, prefira os integrais, ensina o nutrólogo Paulo Henkin, do Hospital Ernesto Dornelles. A nutricionista Thatyana Freitas, da Stesis, também diz que os carboidratos devem ser consumidos com moderação.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole